TURBOMECA – Discurso de Olivier Andriès Presidente Mundial, em Xerém

Discurso proferido por Olivier Andriès, Presidente Mundial da Turbomeca Mundial,  na inauguração da expansão das instalações industriais da Turbomeca do Brasil, em Xerém, RJ.

Merci, François (Haas).
Muito obrigado François,

Senhoras e Senhores, Bom dia.

Estou muito feliz de estar com vocês hoje.

Faz um ano e meio que estou como presidente mundial da Turbomeca, e já tive a honra de encontrar alguns de vocês no ultimo evento do Bourget, em Paris.

Tive também o prazer de receber alguns de vocês nas nossas fábricas em Bordes e Tarnos, na França. Lembro especialmente da AVEX que escolheu fazer a troca dos Arriel 1M1, dos Panteras pelos Arriel 2C2CG, e da Policia de São Paulo que veio conhecer de perto, nosso serviço de suporte de manutenção em condições operacionais.

Também tive a honra de encontrar, durante o Simpósio dos Operadores, em Lisboa, no mês de abril deste ano, o Coronel Eliezer da Força Aérea Brasileira. A quem agradeço a presença neste dia.

Vosso país, o Brasil, é quase um continente por si só. Quinto pais no mundo pela sua superfície e demografia, ele é uma das grandes potências emergentes para os quais as futuras perspectivas econômicas são consideráveis.

Com a organização da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas, em 2016, no Rio, as policias e os órgãos de segurança publica vão ter que desenvolver suas missões em helicópteros.
.
Além disso, daqui a dez anos, a produção de petróleo e gás offshore deve dobrar com a exploração de novos poços petrolíferos nas costas marítimas.

Afastadas do continente, as plataformas deverão recorrer a helicópteros para transportar pessoas e materiais.

Nós, TURBOMECA, estamos prontos para acompanhá-los e apoiá-los nestes grandes desafios, como fazemos há 35 anos. É aqui que estamos instalados desde 1977. Saibam que se tratou da nossa 1ª implantação fora da França.

Mas foi realmente em 2002, que as coisas se aceleraram com a criação de um Centro de revisão e reparo destinado aos motores Arriel e Makila.

Hoje, a Turbomeca do Brasil conta com 240 funcionários, que apoiam 500 clientes e 1.400 motores no Brasil e na America Latina.

Temos orgulho de ser, desde sempre, o parceiro privilegiado das Forças Armadas Brasileiras e queremos continuar sendo.  Mas, também acompanhamos muitos operadores privados e brasileiros, como as Polícias Militares do Rio e de São Paulo e o setor de exploração petrolífero offshore, com contratos de suporte por hora de voo de mais de cem turbinas. Imaginem! Isto representa mais de 100.000 horas de voo por ano.

Mas como explicar nossa historia de sucesso no Brasil? Na França e em outros lugares ?

Nossa estratégia está clara e se articula em torno de uma ambição: ¨ Keep you flying¨ / ¨Manter vocês voando¨.Ela é construída sobre 4 pilares fundamentais.

1- A segurança: Nosso objetivo é reduzir os eventos de apagamento em voo nos 5 próximos anos, trabalhando a navegabilidade de nossos motores desenvolvendo uma cultura de antecipação. Estamos implantando um verdadeiro Sistema de Gestão de Segurança Operacional(Safety Management System).

2- A confiabilidade: Estamos investido na melhoria continua da confiabilidade dos nossos motores e na extensão dos tempos de revisões (TBO). Garantimos também a confiabilidade dos nossos serviços com a redução dos TAT (Turn Around Time).

3- A inovação: 15% das nossas receitas financeiras são dedicadas para Pesquisa e Desenvolvimento. Temos mais de 1.000 engenheiros e técnicos criando tecnologias inovadoras para satisfazer os clientes, fabricantes de helicópteros e operadores, desenvolvendo motores de alto nível, compatíveis com os imperativos de custos e as questões ambientais.
.
4 – A proximidade: Somos próximos dos nossos clientes operadores e fabricantes de aeronaves, razão pela qual estamos aqui hoje, assim como estamos presentes nos 5 continentes.

Aqui, com a implantação da nossa linha de montagem do Motor Makila 2A1 e do APU SAPHIR 20, nos aproximamos do nosso parceiro Helibrás, e do utilizador final: as três Forças Armadas Brasileiras.

Essa implantação é fruto de uma parceria histórica entre a Helibrás e a matriz, Eurocopter.

Ela também demonstra a fidelidade entre os grandes operadores governamentais do Brasil e ilustra a vontade da Turbomeca de estender sua estratégia industrial, investindo em material e em pessoas.

Criamos dezenas de novos empregos promovendo o desenvolvimento das competências. Dez mecânicos brasileiros foram aperfeiçoar seus conhecimentos, nos sites de Bordes e Tarnos, na França para que possamos entregar, num futuro próximo, uma centena de turbinas Makila 2A1 destinadas aos 50 EC725 do Exercito, da Marinha, da Força Aérea e do Grupo de transporte da Presidência, assegurando o suporte, através do contrato de manutenção em condições operacionais, assinado em 2011 com o Ministério da Defesa Brasileiro.

Desde então, a Turbomeca do Brasil está capacitada para manter e revisar os Makila 2 usados pelo Brasil não somente em missões militares, mas também em missões petrolíferas. Por isso, acompanhamos o crescimento dos nossos clientes civis do setor offshore: Líder, BHS, Aeroleo, Omni e Senior.

A linha de montagem Makila 2 da Turbomeca do Brasil será a única linha de montagem fora da França.

Antes de conhecermos, juntos, o 1ero motor que acabou de sair da linha de montagem, gostaria, mais uma vez, de agradecer a todos: as instituições, os parceiros, clientes e funcionários pelo caminho que juntos percorremos e os projetos que ainda vamos construir.

E lembrando uma citação do escritor brasileiro, Paulo Coelho « O caminho se faz caminhando ».

DefesaNet

TURBOMECA – Inaugura Expansão das Instalações em Xerém Link
TURBOMECA – Discurso de Olivier Andriès Presidente Mundial, em Xerém Link
TURBOMECA – Discurso de François Haas Link
Turbomeca inicia montagem de motores no Brasil Link
EC-725 – Contrato de Manutenção das Turbinas Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter