TURBOMECA – Discurso de François Haas,

Discurso proferido por François Haas, Presidente da Turbomeca do Brasil,  na inauguração da expansão das instalações industriais da Turbomeca do Brasil, em Xerém, RJ. 05 Setembro 2012

Prezados Senhores e Senhoras:

É um imenso prazer para mim, recebê-los, hoje, aqui na TURBOMECA do Brasil para comemorar mais um passo importante na vida da nossa empresa, com a inauguração das novas linhas de produção e manutenção do motor Makila 2 e do grupo auxiliar de potência Saphir 20, destinados aos helicópteros de grande porte EC-725 e 225 que serão fabricados pela HELIBRAS, em Itajubá.

Quando o Ministério da Defesa assinou em Dezembro de 2009 a compra dos 50 helicopteros EC-725 , nos comprometemos a nacionalizar a produção e a manutenção das turbinas e dos grupos auxiliares de potência.

Hoje, este compromisso é uma realidade, marcando uma nova etapa na larga história da Turbomeca no Brasil.

Nós começamos em 1977, com a compra pela Marinha dos primeiros helicópteros Esquilos equipados com a nossa turbina Arriel.
 
O primeiro prédio industrial foi construído em Xerém em 1981, pela Hispano-Suiza, hoje uma empresa-irmã da TURBOMECA no Grupo SAFRAN. Nele, foram produzidas 20 turbinas industrias de grande porte que ainda hoje, equipam as plataformas da Petrobras em operação na Bacia de Campos.

Em 2002, ampliamos as nossas instalações em Xerém com instalação do Centro de Reparo das turbinas TURBOMECA em cumprimento ao nosso compromisso de nacionalizar a manutenção das turbinas Arriel das Forças Armadas Brasileiras.

A nossa estratégia inicial foi de fazer em Xerém o nosso centro de excelência, para a região e para o mundo.

Ampliamos as nossas atividades para atender o mercado civil brasileiro, a América Latina e o mundo inteiro. Desta oficina saem todas as semanas turbinas que irão voar nos cinco continentes.

Assim, geramos no país nos últimos anos mais de 250 empregos altamente qualificados e 700 Milhões de Reais de exportação de serviços com alto valor agregado.

Além das turbinas de helicópteros, o grupo SAFRAN opera hoje no Brasil nos setores da Defesa, da Segurança e da Aeronáutica.

Na área da Defesa, nossa empresa SAGEM vai fornecer os sistemas de periscopia e navegação inercial dos futuros submarinos brasileiros que serão construídos no Estado de Rio de Janeiro e , através da empresa OPTOVAC, vai fabricar no Brasil equipamentos optronicos a partir do ano que vem.
 
Na área da Segurança, a nossa empresa MORPHO localizada em Taubaté fornece soluções de documentos inteligentes e de identificação para a segurança de pessoas  e transações bancárias.

Finalmente, as empresas Hispano-Suiza, MESSIER e SAGEM foram selecionadas pela EMBRAER e pela Força Aérea Brasileira para fornecer a distribuição elétrica, rodas, freios e atuadores de comando de voo do futuro avião de transporte militar KC-390.

Tudo isso não teria sido possível sem a confiança de nossos clientes militares e civis, do apoio das autoridades do Governo Federal e do Estado de Rio de Janeiro, e o trabalho do time da TURBOMECA do Brasil que tenho  orgulho de liderar desde 2002.

Conseguimos unir o melhor da tecnologia francesa com os melhores talentos brasileiros e, através do crescimento da suas atividades a TURBOMECA e o grupo SAFRAN participam para fazer do Brasil, um país mais rico, mais forte e  mais seguro

Muito obrigado pela sua presença.

Agora gostaria de deixar a palavra ao Senhor Olivier Andriès, Presidente mundial da TURBOMECA.

DefesaNet

TURBOMECA – Inaugura Expansão das Instalações em Xerém Link
TURBOMECA – Discurso de Olivier Andriès Presidente Mundial, em Xerém Link
TURBOMECA – Discurso de François Haas Link
Turbomeca inicia montagem de motores no Brasil Link
EC-725 – Contrato de Manutenção das Turbinas Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter