EC725 – Entregue a versão Presidencial

Em cerimônia ocorrida hoje (18), em Brasília (DF), a Helibras entregou o EC725 – VIP, que faz parte do contrato assinado entre a empresa e o Ministério da Defesa para a produção de 50 novos helicópteros de grande porte destinados às Forças Armadas. Deste montante, dois foram reservados ao Grupo de Transporte Especial (GTE) da Força Aérea Brasileira (FAB) para o transporte da Presidência da República.
 
Além deste helicóptero VIP, a empresa está finalizando em suas novas instalações, em Itajubá (MG), três outros aparelhos sob o comando de funcionários brasileiros treinados na França. “Nosso objetivo é de que o índice de nacionalização chegue a 50%, o que deve acontecer até o ano de 2014. Consequentemente, contribuímos para o desenvolvimento da indústria nacional, uma vez que firmamos, até agora, contratos com 15 fornecedores brasileiros de peças e serviços”, afirma Eduardo Marson Ferreira, presidente da Helibras.
 
Durante discurso na cerimônia de entrega do novo helicóptero, o ministro da Defesa Celso Amorim reafirmou as palavras de Marson e assegurou que é um papel do governo estimular a indústria do país. “Há uma preocupação fortíssima do Brasil, fortíssima da presidenta da República, de que nós precisamos impulsionar a indústria nacional, em particular a indústria de defesa nacional pelo que ela representa diretamente ou pelo que ela representa como possibilidade de alavancar vários setores da indústria na área de tecnologia de ponta”, disse.
 
Para abarcar este grande contrato com as Forças Armadas, a Helibras está prestes a inaugurar sua nova linha de produção em Itajubá (MG), na qual serão produzidos os helicópteros EC725 e também a versão civil da mesma aeronave, o EC225, utilizada no transporte entre o continente e as plataformas de exploração de petróleo em alto-mar. Com isso, a empresa – subsidiária do grupo Eurocopter e única fabricante de helicópteros da América Latina – terá capacitação tecnológica para, em 10 anos, conceber, projetar e fabricar integralmente um helicóptero no Brasil, graças à transferência de tecnologia resultante do programa de expansão desenvolvido para esta nova unidade.
 
O contrato com as Forças Armadas, assinado em 2008, permitiu, ainda, a qualificação da mão de obra local. A Helibras contratou e capacitou, desde então, mais de 400 empregados, com ênfase para engenheiros e mecânicos. Destes, aproximadamente 100 receberam treinamento da Eurocopter na França, por períodos de até um ano.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter