Operação inédita treina militares para missões noturnas com helicópteros

Lane Barreto

No período de 16 a 20 de agosto, pilotos e tripulações das Forças Armadas executam treinamento em voo a bordo de helicópteros com emprego de Óculos de Visão Noturna (OVN). O adestramento conjunto, denominado Operação Ricardo Kirk, ocorre no Comando de Aviação do Exército, em Taubaté, São Paulo.

Pela primeira vez, a atividade conta com militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica simultaneamente neste tipo de treinamento.

A atividade em incursão aeromóvel noturna, no contexto de uma situação tática preestabelecida, consiste na segunda fase do treinamento, iniciado em julho. A etapa anterior, entre 25 e 30 de julho de 2021, foi destinada ao nivelamento doutrinário de técnicas, táticas e procedimentos na condução de uma fração de helicópteros em voo, com uso de OVN.

A ação conta com o emprego de militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica operando e padronizando procedimentos em helicópteros modelo H225M, projeto estratégico do Ministério da Defesa.

Em atividade conjunta, pilotos e tripulantes estudaram e estabeleceram uma situação tática figurada, na tarde desta segunda-feira (16), para a aplicação real no dia seguinte do exercício.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter