COBERTURA ESPECIAL - EC725 / H225M - Aviação

19 de Agosto, 2020 - 11:45 ( Brasília )

Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” realiza exercícios com aeronaves da FAB


O Navio Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari” realizou, no dia 12 de agosto, exercícios operativos em conjunto com aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), na área marítima do Rio Grande do Norte. No convoo do NPaOc “Araguari”, foram realizados adestramentos como evacuação aeromédica, pick up e vertrep - içamento e arriamento de cargas leves e pesadas.

Na ocasião, foram empregadas aeronaves H-36 Caracal, do Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), sediado na Ala 10, da FAB, em atividades coordenadas, que contaram com a participação das Equipes de Manobra e Crache (EqMan), formadas por militares dos navios subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste.

O treinamento incrementou a interoperabilidade entre as Forças e manutenção do preparo das EqMan para atuarem em operações aéreas nos cinco estados – Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas - que compõem a área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval.



Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste realiza Verificação de Eficiência no NPaOc “Araguari”
 

No período de 4 a 14 de agosto, o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari” foi vistoriado pela Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento (CIAsA), do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE), a fim de verificar o nível de adestramento do meio naval, para permanência em Fase III.

Nesse período, foram realizados o Programa de Adestramento no Mar (PAD-MAR) e Verificação de Eficiência, com a realização de diversos exercícios operativos, com destaque para Controle de Avarias (CAv), Grupo de Visita e Inspeção e Guarnição de Presa, Postos de Abandono, Homem ao Mar, Fundeio de Precisão, entre outros.

O “Cão de Guarda da Amazônia Azul”, como é conhecido o NPaOc “Araguari”, teve seu desempenho considerado satisfatório pela CIAsA, estando pronto para continuar as suas atividades operativas com segurança.

Na Fase III de adestramento, o navio está apto a cumprir, em conjunto com os outros navios do ComGptPatNavNE, as diversas missões na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval, com destaque para as ações de patrulha naval, inspeção naval e busca e salvamento.


VEJA MAIS