FAB e Helibras avaliam desempenho dos helicópteros H-36

Vinte e dois militares e civis da Força Aérea Brasileira e da empresa Helibras, fabricante brasileira de helicópteros, trabalharam juntos para avaliar o desempenho das aeronaves H-36 Caracal do Esquadrão Falcão, com sede na Base Aérea de Belém (PA).

Um dos helicópteros da frota foi submetido a condições específicas de operação na região Amazônia em 14 voos realizados ao longo do mês de dezembro.

"A avaliação operacional realizada em uma das unidades já entregues, executada pelo cliente e apoiada pela Helibras, teve o intuito de avaliar a aeronave equipada, que se saiu muito bem em seu ambiente de operação real", comenta o piloto de provas Patrik Correa, da Helibras.

Durante os testes, o H-36 foi equipado com metralhadoras laterais, guincho para simular resgate em terra e no mar, gancho para realização de carga externa e corda para desembarque de tropas.

No Campo de Provas Brigadeiro Velloso, na Serra do Cachimbo, Sul do Pará, foi avaliada a utilização das metralhadoras 7,62mm instaladas nas laterais da aeronave.

Também participaram militares do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCTA), do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e do Parque Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP).

50 unidades

O projeto H-XBR prevê a entrega de 50 unidades de helicópteros para a Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira. Quinze foram recebidos até agora.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter