Militares brasileiros ministram Curso de Resposta a Emergências Químicas para Países de Língua Portuguesa

Militares do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN) participaram, na condição de instrutores, do Curso Básico de Resposta a Emergências Químicas para Países de Língua Portuguesa no período de 27 de junho a 1º de julho. A atividade foi desenvolvida sob a supervisão da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) e coordenada pela Autoridade Nacional para o Controle de Armas e Desarmamento (ANCAD) do Governo de Angola.

Participaram da capacitação 19 profissionais de instituições atuantes em resposta a emergências químicas, representando Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal. Durante o evento, foram ministradas instruções sobre equipamentos de proteção individual, detecção e coleta de amostras em áreas contaminadas, princípios básicos de descontaminação e sistema de comando de incidente.

Na ocasião, os instrutores brasileiros transmitiram técnicas e procedimentos consagrados na atualizada doutrina de DQBRN da Força Terrestre, contribuindo para o fortalecimento da imagem do Exército Brasileiro perante nações amigas participantes e o organismo internacional patrocinador do evento. O curso fez parte da primeira etapa do ciclo de capacitação de primeiros respondedores a emergências químicas no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

 

Fonte: 1º Btl DQBRN

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter