Batalhão de Defesa Química participa de preparação para exercício internacional

O 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN) apoiou, no período de 16 a 23 de maio, a Operação Aratu VII, parte da preparação de uma subunidade da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) que participará da Combined Operations and Rotation Exercises (CORE 22) em agosto do corrente ano. O CORE é um exercício combinado entre Brasil e os Estados Unidos da América, previsto para ocorrer no Fort Polk, em Louisiana, EUA.

 

A tropa adestrada utilizou máscaras contra gases e roupas protetoras permeáveis de combate, como equipamentos de proteção individual, sob orientação de um oficial de ligação de DQBRN. Foram realizadas, ainda, instruções de nivelamento sobre os procedimentos em caso de emergência química, biológica, radiológica e nuclear, e o emprego adequado de medidas operacionais de proteção preventiva de acordo com o fator de degradação da performance da tropa.

 

Durante a operação, foram programados problemas militares simulados, com a tropa recebendo os equipamentos de proteção por meio de suprimento aeromóvel para a realização de um ataque noturno. Houve, ainda a reprodução das condições de um ataque diurno em ambiente contaminado, conferindo maior realismo às ações e obrigando a correta utilização dos equipamentos por parte da tropa adestrada.

Fonte: 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter