Militares são treinados em técnica avançada de identificação de agentes de guerra química no RJ

Um treinamento em técnica avançada para operação do equipamento de ressonância magnética (RMN) foi ministrado entre os dias 7 e 10 de fevereiro, nas instalações da Seção de Tecnologias de Materiais de Carbono do Centro Tecnológico do Exército (STMC/CTEx).

Além dos integrantes daquela Seção, o curso capacitou também integrantes da Seção de Defesa Química do Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (SDQ/IDQBRN), do Laboratório de Química Militar (LQM/CTEx), do 1º Batalhão de DQBRN e alunos de pós-graduação do Instituto Militar de Engenharia (IME).

A técnica permite a elucidação das estruturas químicas, incluindo sua estrutura tridimensional, sendo capaz de identificar a presença de compostos em quantidades muito reduzidas, mensurando-as em PPB (parte por bilhão).

Essa nova capacidade de análise será empregada conjuntamente com outras já existentes para a identificação de amostras oriundas da Organização para Proibição de Armas Químicas (OPAQ), que recentemente designou o Laboratório de Química Militar/IDBRN para essa atividade.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter