COBERTURA ESPECIAL - DQBRN - Naval

26 de Janeiro, 2021 - 11:11 ( Brasília )

Comando Conjunto RN-PB realiza desinfecção de aeronave que transportou pacientes com Covid-19 para Natal (RN)


O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba realizou, no dia 20 de janeiro, a descontaminação da aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que transportou pacientes com Covid-19 de Manaus (AM) para Natal (RN). Os pacientes desembarcaram durante a noite na Base Aérea de Natal (RN) e foram transferidos em ambulâncias para hospitais da capital potiguar. Na madrugada do dia 18 de janeiro, outros pacientes oriundos da capital amazonense já haviam sido transportados em aeronaves da FAB para Natal e João Pessoa (PB).

O trabalho de desinfecção foi realizado após o desembarque dos pacientes, facilitando a condução da ação e o retorno da aeronave de forma segura. Na ocasião, além da desinfecção da aeronave, os militares e enfermeiros embarcados também passaram por processo de descontaminação.

Como ação de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus, foram empregados militares habilitados em estágios de capacitação ministrados pela Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Comando do 3º Distrito Naval para a descontaminação de ambientes, material e pessoal.

O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, composto por militares da Marinha, do Exército e da FAB, é um dos dez Comandos Conjuntos ativados, em março, pelo Ministério da Defesa, no âmbito da Operação “Covid-19”, no combate aos impactos do novo coronavírus no Brasil.

Comando do 9º Distrito Naval realiza 84ª ação de desinfecção no Centro Integrado de Comando e Controle

A Equipe de Resposta Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas, realizou, na madrugada do dia 19 de janeiro, a desinfecção das instalações internas do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado no bairro de Petrópolis, em Manaus (AM). Com o aumento de casos da Covid-19, o CICC coordenou e liderou de forma ampla todas as unidades de saúde pública do estado do Amazonas, para o combate ao coronavírus.

A desinfecção visa mitigar os efeitos da pandemia auxiliando os órgãos que estão na linha de frente de combate, a fim de que possam atuar com maior segurança.

As áreas que receberam o procedimento foram definidas após um trabalho de reconhecimento prévio, feito pela equipe de planejamento, conforme as necessidades apontadas pela administração do CICC. Ao todo, 14 militares participaram da ação. As descontaminações e desinfecções ocorrem conforme as solicitações dos órgãos e instituições.


Militares promovem a desinfecção em novo espaço de convivência e lazer de Salvador (BA)

Militares da equipe Nuclear, Biológica, Química, e Radiológica (NBQR), coordenados pelo Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, promoveram, em 21 de janeiro, descontaminação biológica nas instalações da Lagoa dos Dinossauros, em Salvador.

Em mais uma atuação do Comando Conjunto Bahia, a atividade ocorreu em apoio às ações dos órgãos de saúde no combate à Covid-19 na capital baiana. Novo espaço de convivência e lazer da cidade, a Lagoa dos Dinossauros, localizada no bairro do Stiep, foi entregue à população, pela Prefeitura Municipal de Salvador, no dia 5 de janeiro deste ano.

A ação de descontaminação biológica atendeu a uma solicitação da Secretaria de Cultura e Turismo e tem por finalidade reduzir a probabilidade de contaminação pelo coronavírus entre os visitantes que frequentam o local.

O procedimento foi executado por um efetivo de 15 militares do Grupo de Resposta NBQR, em toda a área, que inclui os 16.470 m² do entorno da lagoa, além dos espaços de convivência, sanitário, mobiliário com jogos de bancos e mesas, banheiro para pessoas com deficiência, pergolado, anfiteatro e quiosques.

Foi utilizado o quaternário de amônia, uma substância de alta eficiência desinfetante, que não prejudica a saúde humana e preserva as superfícies nas quais é aplicada, garantindo uma proteção de até 60 dias contra a Covid-19 e outros agentes contaminantes
.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Especial Espaço

Especial Espaço

Última atualização 26 FEV, 21:13

MAIS LIDAS

DQBRN