Navio de Apoio Oceânico “Mearim” realiza exercício com Contêiner de Tratamento de Doenças Infectocontagiosas

Em 5 de fevereiro, na Estação Naval do Rio Grande (ENRG), foi realizado o embarque do Contêiner de Tratamento de Doenças Infectocontagiosas (CTDIC) a bordo do Navio de Apoio Oceânico "Mearim", que estava atracado no cais do Porto Novo, com o intuito de realizar o exercício "INFLUENZA-EX-I", em conjunto com a Policlínica Naval de Rio Grande (PNRG). O CTDIC é um contêiner adaptado divido em três ambientes: antecâmara, enfermaria e banheiro.

Ele possui um mecanismo especialmente desenvolvido para manter seu interior com pressão inferior ao meio externo, com o objetivo de dificultar a saída de micro-organismos patogênicos para o exterior. O contêiner foi projetado para a permanência de um paciente em seu interior por até quatro dias.

O exercício consistiu no acionamento pelo Comando do 5º Distrito Naval do Plano de Contingência da Pandemia de Influenza, que compõe a preparação e embarque do contêiner, a simulação do resgate em alto-mar de um paciente infectado e o adestramento das equipes de bordo, médicos e enfermeiros da PNRG às peculiaridades da operação do equipamento.

O CTDIC foi monitorado por cinco dias, em pleno funcionamento de suas instalações elétricas e hidráulicas, possibilitando ao navio e às demais organizações militares envolvidas incrementarem o adestramento para o cumprimento desse tipo de missão, em apoio aos órgãos de fiscalização sanitária do país.

Simulação de internação de paciente no Contêiner de Tratamento de Doenças Infectocontagiosas

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter