Rheinmetall fornecerá veículos de reconhecimento QBRN ao Kuwait

English version

Nicholle Murmel


O emirado do Kuwait firmou contrato com a Rheinmetall para o fornecimento de doze unidades do veículo blindado de reconhecimento químicos, biológicos e radionucleares (QBRN ou NBC na sigla em inglês) – os 2 NBC-RS “Spürfuchs. A encomenda também inclui suporte amplo na forma de treinamento, serviços e peças sobressalentes. A entrega dos veículos dve coemçar em 2017. Um acordo complementar prevê suporte durante cinco anos a partir da entrada em serviço do primeiro Fuchs/Fox 2 NBC-RS. Ambas as partes concordaram em não revelar o valor da encomenda.

O contrato foi concedido à Rheinmetall MAN Military Vehicles GmbH (RMMV), fundada em 2010 – a Rheinmetall detém 51% das ações da empresa, e os 49% restantes pertencem à MAN Truck & Bus. A RMMV é um fornecedor globalmente reconhecido de veículos militares sobre rodas, com expertise na tecnologia dos modelos de reconhecimento NBC.

Conforme explica Pietro Borgo, Diretor da RMMV e membro do comitê executive da Rheinmetall Defence, “Essa encomentão tão importante pe um voto de confiança na Rheinmetall por parte de uma nação árabe. Somos muito gratos por isso. Ao fazer esse pedido, o Kuwait logo terá o melhor em termos de cabacidades de reconhecimento QBRN. Estamos felizes em contribuir de forma decisiva nesse processo”.

O Fuchs/Fox 2 NBC-RS vem com uma gama ampla de dispositivos integrados para identificar agentes nucleares, biológicos e químicos, além de outros materiais perigosos. Esse aparato é montado sobre um veículo de transporte 6×6 com proteção reforçada, e ágil, capaz de operar em terrenos extremos.

Os veículos a serem entregues ao emirado são resultado de um esforço sistemático de desenvolvimento, e os primeiros a aprsentar a capacidade adicional de detecção biológica. Trata-se de mais um grande avanço. Além do Fuchs/Fox 2 NBC-RS, a RMMV também fornece aos usuários um laboratório de detecção biológica separado, conforme as especificações de cada contrato, baseado na plataforma de transporte que o cliente preferir.

Testado nas Forças Armadas de vários países

Robusto e resistente, o Fuchs/Fox se mostrou eficiente em cenários de crise em todo o globo – ao todo mais de 1200 unidades já foram construídas. Dessas, quase 300 foram configuradas para operações de reconhecimento de ameaças QBRN, tendo papel crucial nas Forças Armadas alemças, no Exército Americano e nas Forças Armadas dos Emirados Árabes, do Reino Unido, da Holanda, Noruega e Arábia Saudita.

Além disso, os contigentes de defesa nuclear, biológica e química da Alemanha, Suíça e Suécia contam com laboratórios móveis fabricados pela Rheinmetall, e que podem ser levados às áreas de operação por estradas, ferrovias, por mar ou transporte aéreo. Em todo o mundo, esses laboratórios atuaram na identificação de perigos radiológicos, biológicos e químicos.

No campo da defesa civil, a empresa forneceu às brigadas de incêndio da Alemanha 397 veículos de detecção QBRN. Esses sistemas ajudam a garantir que as cidades alemãs estejam preparadas para lidar com esse tipo de risco.

Para ampliar a gama de sistemas de reconhecimento QBRN, no final de 2014 a RMMV revelou o novo “CBRN Survivor R” – um veículo 4×4 desenvolvido em conjunto com a fabricante austríaca Achleitner, e que apresenta aparato de detecção radiológica, biológica e química embutido.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter