COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Terrestre

01 de Julho, 2022 - 11:00 ( Brasília )

Militares da 5ª DE praticam procedimentos táticos e operativos


Com o objetivo de manter a prontidão permanente da tropa e promover a disseminação do conhecimento das capacidades das unidades, o Comando da 5ª Divisão de Exército (5ª DE) promoveu uma série de oficinas, diurnas e noturnas, de atividades de emprego militar.

O “Dia Verde” contemplou todos os militares que servem na 5ª DE e foi planejado para que eles pudessem praticar atividades eminentemente militares com foco nos aspectos táticos e operativos.

“Os militares vieram ao campo para praticar aspectos táticos do treinamento militar junto com o armamento que dota as nossas tropas. Eles fizeram atividades práticas com armamentos e puderam conhecer os blindados que operam na 5ª Divisão para que possam conhecer com profundidade essas viaturas”, afirmou o Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão Fábio Benvenutti Castro.

Em equipes, eles praticaram uma corrida de orientação com o objetivo de atingir 25 pontos espalhados pelo Forte do Pinheirinho. A corrida foi realizada no período da manhã e estimulou o trabalho em equipe, a leitura de carta e o manuseio de bússola.

A tarde, os integrantes da 5ª DE foram divididos em sete grupos, que participaram oficinas sobre diversas atividades de pronto emprego como a utilização de munições menos letais, procedimentos com armamentos, primeiros socorros e utilização de equipamentos-rádio da família Falcon/Harris. Esse equipamento é utilizado na faixa de fronteira, em cidades como Guaíra (PR), Cascavel (PR) e São Miguel do Oeste (SC).

As capacidades bélicas das viaturas empregadas em todas as brigadas da 5ª DE, nos estados do Paraná e Santa Catarina, também foram apresentadas. Entre elas: Leopard, Gepard, Bergpanzer, M109 A5+ BR, M113 BR e Urutu.

Já no período noturno, outras duas oficinas foram realizadas com a demonstração da capacidade noturna da viatura Guarani e a precisão de tiro dela com a utilização da torre REMAX. Os militares também manusearam os novos óculos de visão noturna distribuídos às organizações militares da Força de Prontidão (ForPron) da Força Terrestre, o que é o caso do 20º Batalhão de Infantaria, Curitiba.

O “Dia Verde” foi realizado em 26 de junho nas instalações do Forte do Pinheirinho.



Outras coberturas especiais


TOA

TOA

Última atualização 09 AGO, 12:00

MAIS LIDAS

Doutrina Militar

2