COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Terrestre

19 de Novembro, 2021 - 10:55 ( Brasília )

A Operação Meridiano-Ibagé coroa com êxito as atividades do ano de instrução


Regimento João Manoel participa da Operação Meridiano-Ibagé

No período de 05 a 14 novembro, o 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado (2º RC Mec) “Regimento João Manoel” participou da Operação Meridiano-Ibagé, coordenada pelo Comando Militar do Sul e que visou o adestramento do Estado-Maior, voltado ao processo de tomada de decisões.

Durante a operação o 2º RC Mec participou de ações simuladas inseridas em um contexto tático, desdobrando os meios de comando e controle em uma manobra em movimento. O exercício também abordou as áreas de pessoal, logística, comunicação e inteligência.

 

Bateria Antiaérea participa da Operação Meridiano-Ibagé

No período de 5 a 14 de novembro, a 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea (2ª Bia AAAe) participou da Operação Meridiano-Ibagé, exercício conjunto coordenado pelo Ministério da Defesa, que contou com mais de cinco mil militares das Forças Armadas do Exército Brasileiro, da Marinha e da Aeronáutica.

Na tarde do dia 6 de novembro, no Campo de Instrução de Santa Tecla (CIST), o efetivo da subunidade participou do aprestamento operacional de abertura oficial do referido exercício com a concentração estratégica de parte da tropa empregada. O exercício Meridiano-Ibagé ocorreu em uma área de mais de 30 mil km², abrangendo os municípios de Santa Maria, Rosário do Sul, São Gabriel, Cacequi, Caçapava do Sul, Bagé e Santana do Livramento.

 

A 2ª Bia AAAe, durante o exercício, realizou a defesa antiaérea da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C Mec) e realizou a coordenação e controle no espaço aéreo em conjunto com o 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAe). As medidas de coordenação e controle do espaço aéreo estabelecidas e controladas pelo Centro de Operações Antiaéreas permitiram o sobrevôo de aeronaves amigas na Zona de Ação da 3ª Bda C Mec com plena segurança, como no estabelecimento dos pontos de ligação e nas infiltrações aeromóveis realizadas.

O Exercício de Adestramento Avançado coroou o ano de instrução de 2021 empregando, de forma sinérgica, meios operacionais terrestres, aéreos, logísticos e de comunicação, além de proporcionar um alto nível de adestramento da Turma Radar SABER M60, do Centro de Operações Antiaéreas, das Comunicações e das unidades de tiro RBS70 da 2ª Bateria.

Regimento Conde de Porto Alegre participa da Operação Meridiano-Ibagé

 

Nos dias 2 a 14 de novembro, o 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado (8º RC Mec) participou do exercício conjunto Operação Meridiano-Ibagé, nas guarnições de Rosário do Sul, São Gabriel, Dom Pedrito e Bagé, todas no estado do Rio Grande do Sul.

A Operação Meridiano-Ibagé é um exercício conjunto, englobando as três Forças Armadas (Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira) coordenado pelo Ministério da Defesa em três fases: Poti, conduzida pela Força Aérea Brasileira; Dragão, conduzida pela Marinha do Brasil; e Ibagé, conduzida pelo Exército Brasileiro. O objetivo deste exercício conjunto, que envolveu mais de cinco mil militares e mil viaturas, foi proporcionar a integração de material e pessoal das Forças Armadas nas operações militares, em situações de emprego conjunto.

O 8º RC Mec participou da demonstração de transposição de curso d’água, coordenada pela 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, e da fase de simulação de combate, empregando suas viaturas blindadas de transporte de pessoal média sobre rodas Guarani e toda sua tecnologia embarcada, bem como o efetivo de pronto emprego da unidade, a subunidade FORSUL, nas ações de Junção com a 12ª Brigada de Infantaria Leve.

A Operação Meridiano-Ibagé coroa com êxito as atividades do ano de instrução, percorrendo mais de 500 km, proporcionando o adestramento em operações ofensivas, operações de segurança e a execução de transposição do Rio Santa Maria, fato inédito com as viaturas Guarani recebidas pela Unidade.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Relatório Otálvora

Relatório Otálvora

Última atualização 02 JUL, 14:20

MAIS LIDAS

Doutrina Militar