COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Terrestre

16 de Novembro, 2021 - 09:30 ( Brasília )

Brigada de Cavalaria Mecanizada realiza exercício em Dourados (MS)


O Comando Militar do Oeste (CMO) realizou, entre os dias 7 e 11 de novembro, a Operação Punhos de Aço, conduzida pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec). O exercício foi coordenado e planejado pelo Centro de Coordenação de Operações do CMO (CCOp/CMO) no âmbito da Operação Escudo Verde, que integra o Programa de Adestramento Avançado 2021 do CMO.

Na oportunidade, o Comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General de Brigada Adilson Akira Torigo, explicou o exercício e ressaltou sua abrangência e o emprego do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (SISFRON).

A Operação Punho de Aço é um exercício de defesa externa que contempla a parte de defesa territorial, com apoio de meios aéreos, calcado basicamente na simulação construtiva e na simulação viva, com pleno emprego dos meios do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira, permitindo o acompanhamento, em tempo real, das atividades e a economia dos meios. É um exercício de Posto de Comando (PC) em uma área de aproximadamente 350.000 km², quase a área do estado de Mato Grosso do Sul em sua totalidade, com o Comando e Controle das 11 organizações militares desdobradas no terreno”.

As atividades da Operação Punhos de Aço foram supervisionadas pelo Chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMO, General de Brigada Valério Luiz Lange, e por oficiais do Estado-Maior do CCOp/CMO.

Fonte: Comando Militar do Oeste

VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Relatório Otálvora

Relatório Otálvora

Última atualização 02 JUL, 14:20

MAIS LIDAS

Doutrina Militar