COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar

12 de Novembro, 2021 - 06:40 ( Brasília )

Emprego das Forças Armadas é tema do Seminário de Mobilização Militar


Carolina Militão

O Seminário de Mobilização Militar iniciou nesta terça-feira (09), na Escola Superior de Defesa (ESD). Temas relacionados à Defesa, bem como atividades práticas, serão tratados durante a capacitação, que ocorre até a sexta-feira (12).

O evento, promovido pela Chefia de Logística e Mobilização (CHELOG) do Ministério da Defesa, é destinado a oficiais e civis assemelhados da Administração Central da Pasta e das Forças Armadas.

O Comandante da Escola Superior de Defesa (ESD), Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, ressaltou a importância em participar desse momento. “É uma honra e um privilégio receber um evento categorizado e relevante no nosso espaço. Nossa parceria com a CHELOG agregará conhecimento, valores e debates, além de ampliar os horizontes dos participantes sobre logística e mobilização”, pontuou.



Na ocasião, o Subchefe de Mobilização da CHELOG, General de Brigada Roberth Alexandre Eickhoff, agradeceu à Escola pelo espaço e pelo apoio na promoção do evento.

O Ministério da Defesa é responsável por diversos assuntos referentes à Defesa. Essa ação, em conjunto com a ESD, foi pensada, desenvolvida e colocada em prática para fomentar e disseminar abordagens sobre mobilização e desmobilização”, acrescentou.

A palestra inaugural, ministrada pelo General Eickhoff, abordou os aspectos básicos da mobilização nacional e militar e os planejamentos estratégicos de emprego conjunto das Forças Armadas, entre outros.

O Ministério da Defesa, além de ser o órgão central da Mobilização Nacional, também é o órgão central e setorial da Mobilização Militar. Para desenvolvermos uma indústria nacional forte e capacitada, é imprescindível investir em projetos de ciência, tecnologia e inovação, assim como promover a Base Industrial de Defesa (BID)”, finalizou.

Entre os principais temas a serem abordados durante o Seminário, constam: "Serviço Militar e a Mobilização de Pessoal - Interação com a Mobilização Militar"; " A BID - fator preponderante para a Mobilização"; e "Sistema Apolo - possibilidades como ferramenta estratégica de integração e apoio da Mobilização e da Logística". Na oportunidade, será apresentada, também, a 1ª edição do Manual para o Planejamento da Mobilização Militar, para orientação dos trabalhos em grupo.

Para o Diretor de Financiamentos e Economia de Defesa, da SEPROD, Major-Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva, a ocasião possibilita disseminação de aprendizado. “Esse evento de alto nível é importante para vocês, participantes, chegarem em seus ambientes de trabalho e passarem para os colegas o que aprenderam aqui”, destacou.

Atividades planejadas

A Mobilização Militar é o conjunto de atividades planejadas, orientadas e empreendidas pelo Estado, com o propósito de atender às necessidades das Forças Armadas frente à hipótese de emprego das mesmas. O Sistema de Mobilização Militar busca a coordenação e a integração das Forças, tanto para a fase de preparo quanto para a fase de execução e de desmobilização.

Fotos: Antônio Oliveira


Outras coberturas especiais


Relatório Otálvora

Relatório Otálvora

Última atualização 02 JUL, 14:20

MAIS LIDAS

Doutrina Militar