COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Naval

01 de Novembro, 2021 - 09:40 ( Brasília )

Marinha realiza Quadragésima “Operação Dragão“

Embarques movimentam meios da Esquadra a alguns dias do início da Operação “Dragão XL/Meridiano”

A fim de contribuir para elevar o aprestamento dos meios navais e aeronavais da Esquadra, bem como incrementar o grau de prontidão de unidades da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), a Marinha realizará a Operação “Dragão XL/ Meridiano”, entre os dias 31 de outubro a 12 de novembro, na área marítima compreendida entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

No dia 27 de outubro, o Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Marcio Tadeu Francisco das Neves, designado para Comandar o Grupo-Tarefa formado para a missão, apresentou o planejamento da Operação ao Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Arthur Fernando Bettega Corrêa, e demais militares participantes da comissão.

Na oportunidade, foram detalhados os exercícios a serem realizados na Operação, que irá contar, também, com apoio de meios do Comando do 1º Distrito Naval e do Comando do 2º Distrito Naval, além de aeronaves e militares da Força Aérea Brasileira, viaturas e tropa do Exército Brasileiro, o que contribuirá interoperabilidade entre as forças.

O exercício militar terá como foco o embarque, o carregamento e o movimento navio-terra das unidades de Fuzileiros Navais, que ocorrerá em Itaoca (ES), por meio de um “Assalto Anfíbio”, a mais complexa modalidade de uma Operação Anfíbia.

A Operação “Dragão” incrementará o preparo das tripulações dos navios, por meio de ações de superfície, de defesa aeroespacial, de guerra eletrônica e cibérnetica.

Embarques movimentam meios da Esquadra a alguns dias do início da Operação “Dragão XL/Meridiano”



Seguindo o cronograma da Operação “Dragão XL/Meridiano”, iniciou-se, na última quinta-feira (29), o carregamento e embarque nos meios da Esquadra. No Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” embarcaram 13 viaturas leves e 10 viaturas pesadas. Este meio, em conjunto com Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, Fragata “Independência”, Fragata “Liberal”, Fragata “Constituição”, meios do Comando do 1º Distrito Naval, meios do Comando do 2º Distrito Naval e tropas da Força de Fuzileiros da Esquadra formam o Grupo-Tarefa responsável por realizar as operações navais relacionadas à Comissão.

Às vésperas do início da “Dragão XL/Meridiano”, os meios participantes executam os preparativos planejados, enquanto permanecem em prontidão. No NDM “Bahia”, além das viaturas embarcadas, realizou-se treinamento com viatura leve do Exército Brasileiro (EB).

O embarque tem como objetivos contribuir para o adestramento da tripulação do navio e permitir que o contingente do EB esteja pronto para realizar, pela primeira vez, o Transporte Administrativo partindo do Porto de Vitória.

A Operação “Dragão XL/ Meridiano”, sob a coordenação do Ministério da Defesa (MD) e executada pela Marinha ocorrerá, no período de 31 de outubro a 12 de novembro, na área marítima compreendida entre os municípios do Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). Cerca de 3200 militares participarão da comissão, incluindo contingentes do EB e Força Aérea Brasileira, incrementando a interoperabilidade entre as Forças Singulares.



Outras coberturas especiais


Cyberwar

Cyberwar

Última atualização 01 DEZ, 09:30

MAIS LIDAS

Doutrina Militar