Forças Armadas realizam demonstração da Operação Formosa 2021

Mariana Alvarenga


As Forças Armadas realizaram a demonstração operativa da Operação Formosa 2021, no município de Formosa, Goiás, na segunda-feira (16). Ao lado do Presidente da República, Jair Bolsonaro; o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, acompanhou a ação.

A maior autoridade da pasta da Defesa ressaltou a importância do trabalho integrado entre Marinha, Exército e Aeronáutica na operação. "Não existe combate, não só de guerra como também em operações humanitárias, sem o emprego conjunto. Precisamos nos adestrar cada vez mais de forma integrada", considerou.

Ele também parabenizou a Chefia de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, setor responsável por missões como essa. As autoridades presenciaram a simulação de um ataque coordenado, com a realização de tiros de longo alcance, infiltração no terreno por militares paraquedistas, entre outras ações.

Trata-se de uma Operação Anfíbia, de alta complexidade, tendo em vista que participam cerca de 2500 militares utilizando aproximadamente 160 meios de transporte da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Entre estes, carros de combate, viaturas blindadas, além de armamentos como o ASTROS 2020, lançador múltiplo de foguetes que integra os Projetos Estratégicos de Defesa.

Estiveram presentes os Comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; o Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sérgio José Pereira, o Chefe de Operações Conjuntas, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, além de autoridades civis e militares.

Fotos: Igor Soares

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter