COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Terrestre

10 de Agosto, 2021 - 10:50 ( Brasília )

Centro de Estudos Estratégicos do Exército promove encerramento das atividades do Núcleo de Estudos Prospectivos


No dia 9 de junho, o Centro de Estudos Estratégicos (CEEEx), subordinado à 3ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, promoveu o encerramento das atividades do Núcleo de Estudos Prospectivos (NEP).

O NEP é constituído por pesquisadores civis contratados pelo Estado-Maior do Exército para o estudo de temas de interesse da Força. O Centro de Doutrina do Exército (CDoutEx), subordinado ao Comando de Operações Terrestres (COTER), chefiado pelo General de Divisão Sérgio Luiz Tratz, foi o anfitrião do evento. Além do Chefe do CDoutEx, estiveram presentes: o General de Divisão Carlos André Alcântara Leite, 3º Subchefe do Estado-Maior do Exército; o General de Brigada Fernando Bartholomeu Fernandes, Chefe do Gabinete do Estado-Maior do Exército; o Coronel Andrelúcio Ricardo Couto, Chefe do CEEEx; dentre outros militares convidados. Após as palavras iniciais do General Tratz e do General Leite, o Coronel Oscar Medeiros Filho fez uma breve apresentação sobre a história do NEP.

Em seguida, o Professor Dr. Augusto Teixeira Júnior, da área de pesquisa Geopolítica e Estratégias Militares, apresentou a conclusão dos seus estudos, focado em avaliar a plausibilidade de uma estratégia de dissuasão convencional brasileira, ancorada no conceito operacional de Antiacesso e Negação de Área (A2/AD).

Logo depois, encerrando o período da manhã, o Professor Dr. Fernando da Silva Rodrigues, da área Conflitos Armados e Emprego Militar, abordou a questão da operacionalidade do conceito de guerra híbrida nos conflitos contemporâneos e seu suposto impacto para a segurança nacional.

No início da tarde, a Professora Dra. Natália Diniz Schwether apresentou o resultado de sua investigação, a qual se concentrou na área Planejamento Estratégico e Gestão de Defesa, com o foco na descrição de metodologias de configuração de força para o Exército do futuro.

Por fim, a Professora Dra. Fernanda das Graças Corrêa apresentou suas conclusões a respeito da mais recente linha de pesquisa do NEP, Prospectiva Tecnológica e Emprego Militar, com o foco em identificação de tecnologias emergentes com potencial disruptivo para o Exército Brasileiro.

O evento foi conduzido por debates profícuos e caracterizados por implicações e recomendações às políticas e às ações estratégicas do Exército. Na etapa final, o Coronel Andrelúcio agradeceu o compartilhamento de ideias e experiências, ocorridas entre palestrantes e assistência, ressaltando a importância dos estudos realizados ao longo de 10 (dez) meses para o Planejamento Estratégico do Exército.

O conteúdo dos trabalhos apresentados encontra-se publicado nas edições da Revista Análise Estratégica, cujo acesso pode ser feito pela plataforma: ebrevistas.eb.mil.br/CEEExAE. As implicações e recomendações ao Exército serão publicadas na Revista Análise Estratégica, edição 21-, Nº 3, neste segundo semestre de 2021.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


RESET

RESET

Última atualização 26 OUT, 11:22

MAIS LIDAS

Doutrina Militar