COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Defesa

15 de Julho, 2021 - 08:08 ( Brasília )

ESG promove 3ª edição do Curso de Extensão de Logística e Mobilização


Rayane Bueno

Teve início, na segunda-feira (12), a etapa presencial da 3ª edição do Curso de Extensão de Logística e Mobilização conduzido pelo Ministério da Defesa (MD), com apoio acadêmico da Escola Superior de Guerra (ESG). As aulas ocorrem nas modalidades de Ensino a Distância (EAD) e presencial.

Na abertura, o Chefe de Logística e Mobilização do MD, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, ressaltou a importância desse curso na capacitação de militares e civis, já que além dos conhecimentos advindos dos diversos assuntos afetos à logística militar de defesa, trata-se de oportunidade para troca de experiências e nivelamento dos conhecimentos da logística de mobilização. “Este Curso contribuirá sobremaneira para a interoperabilidade entre as Forças Singulares, bem como para o aprimoramento da doutrina da logística conjunta”, enfatizou o Oficial-General.

A primeira fase, em EAD, foi ministrada entre 5 a 9 de julho. Já o módulo presencial vai até 23 de julho. O Subchefe de Coordenação de Logística e Mobilização, Brigadeiro Gilson Alves de Almeida Junior, destaca que as atividades presenciais seguem todos os protocolos sanitários necessários para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Em três semanas de capacitação, os 27 estagiários vão explorar assuntos como Mobilização Militar e Nacional; Ciência, Tecnologia e Inovação de Defesa, Aquisições Conjuntas, Projetos Estratégicos das Forças Armadas, Ciclo de Vida, Catalogação de Produtos de Defesa, Saúde Operacional, e Defesa Alimentar, entre outros temas.

Doutrina

Em Brasília, o curso foi oferecido, pela primeira vez em 2019, para promover a evolução da doutrina de logística conjunta e fomentar a interoperabilidade entre as Forças Singulares.

O Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Roberto do Carmo Lourenço realizou a abertura do Curso, que também contou com a participação do Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, o Vice-Chefe de Operações Conjuntas, Major-Brigadeiro do Ar Arnaldo Augusto do Amaral Neto, o Vice-Chefe da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), Major Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, o Major Brigadeiro do Ar da reserva Jaime Rodrigues Sanchez, o Subchefe da Logística do EMA, Contra-Almirante Ricardo Fernandes Gomes, o Subchefe de Integração Logística (SUBILOG), Contra-Almirante Bruno de Moraes Bittencourt Neto, o Subchefe de Organismos Internacionais (SCOI), Contra-Almirante Carlos Augusto Chaves Leal Silva, e o Subchefe de Coordenação de Logística e Mobilização (SUBCLM), Brigadeiro Intendente Gilson Alves de Almeida Júnior.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


07SET2021

07SET2021

Última atualização 24 SET, 18:00

MAIS LIDAS

Doutrina Militar