Estágio de atendimento de saúde em operações forma 32 militares do Exército e da FAB

O primeiro turno de 2021 do Estágio de Atendimento de Saúde em Operações Militares (EASOpM) formou 31 militares do Exército e um da Força Aérea Brasileira (FAB). Do total de profissionais, foram formados 11 oficiais médicos como socorristas táticos nível I, 20 sargentos técnicos de enfermagem e um oficial de busca, salvamento e combate a incêndio aeronáutico, da Força Aérea, como socorrista tático nível II.

A fase prática da capacitação foi realizada entre os dias 3 e 13 de maio no Destacamento de Saúde Pára-quedista. Já a cerimônia de formatura foi realizada no dia 14 de maio. O estágio teve como objetivos capacitar profissionais de saúde e operadores especiais para salvar vidas de militares e civis no teatro de operações durante uma operação militar e permitir que eles multipliquem o conhecimento até a ponta da linha, fazendo-o chegar até a menor fração de combate.

 

O EASOpM teve carga horária de 120h, sendo 30h na modalidade de ensino a distância (EAD) e 90h na modalidade presencial. Foram abordados os seguintes assuntos: legislação; serviço pré-hospitalar móvel no Exército;

– atendimento pré-hospitalar inicial;

– suporte básico de vida;

– atendimento pré-hospitalar ao trauma;

– acidentes específicos (queimaduras, lesões por explosões, agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares);

– acidentes com múltiplas vítimas;

– rabdomiólise e doenças ocasionadas pelo calor e frio;

– imobilizações e transportes de pacientes (técnicas de extração e extricação);

– apoio de saúde operativo e inteligência médica;

– atendimento pré-hospitalar tático com protocolo internacional “tactical combat casualty care”;

– patrulha; técnicas de progressão e tiro de combate;

– e evacuação aérea e terrestre.

A equipe de instrução foi comandada pelo Capitão Médico Pedro Ivo da Silveira Santos e coordenada pelo Capitão Médico Diogo Chagas. Concepção do estágio O Destacamento de Saúde Pára-quedista, as organizações militares de saúde da guarnição, a Escola de Saúde do Exército e a Escola de Sargentos de Logística, participaram, junto com o Centro de Avaliação de Adestramento do Exército (CAAdEx) e o E3 do Comando Militar do Leste (CML), do grupo de trabalho de criação do estágio em 2017.

Por sua vocação operacional, o Destacamento de Saúde Pára-quedista continua colaborando com o processo de ensino-aprendizagem da saúde operativa, formando socorristas táticos nível I e II há cinco anos. Inicialmente, as atividades ocorreram no Centro de Adestramento-Leste (CA-Leste); já nos últimos três anos, o Destacamento de Saúde Pára-quedista tem executado a atiidade contando com a a orientação pedagógica do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil.

 

Nesse sentido, houve a cooperação na instrução de profissionais especializados do 3º/8º Grupo de Aviação da ALA 12 da Força Aérea Brasileira, da Seção de Ensino Especializado do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da PMERJ, da Seção de Ensino Treinamento e Pesquisa da Diretoria de Socorro de Emergência do CBMERJ, do Pelotão de Blindados do 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado (Regimento Sampaio), e o apoio do Núcleo de Educação Corporativa, que cedeu o Complexo de Treinamento da PRF para execução das técnicas e táticas de progressão no ambiente urbano.

A metodologia é aplicada em estações de desenvolvimento de habilidades, dessa forma, o instruendo pratica cada tarefa técnica ou tática do atendimento sob fogo inimigo até o atendimento durante a evacuação em uma ambulância, blindado ou helicóptero, ganhando capacidade operativa.

O estágio atende à Portaria Normativa nº 16/MD, de 12 de abril de 2018 que aprova a Diretriz de Atendimento Pré-Hospitalar Tático do Ministério da Defesa para regular a atuação das classes profissionais, a capacitação, os procedimentos envolvidos e as situações previstas para a atividade (DOU 18/04/2018, Edição:74, Seção:1, Página:18).

Fonte: Destacamento de Saúde Pára-quedista

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter