Saudação aos novos Oficiais-Generais

Saudação aos novos Oficiais-Generais


Senhores generais de 31 de março de 2021

Por delegação do nosso Comandante, General EDSON LEAL PUJOL, e com a alegria desta gratificante e honrosa missão que me é conferida, dirijo-lhes estas palavras de saudação em nome do invicto Exército Brasileiro.
 
Como sabem, a justa ascensão ao generalato, após rigoroso processo con-duzido pelos integrantes do Alto Comando do Exército, exigirá dos senhores ainda  maiores  responsabilidades.  Foi  com  essa  perspectiva  que  se  deu  a  es-colha, recomendando que a visão holística e de longo prazo prepondere sobre a conjuntura passageira, pois os senhores serão os responsáveis por liderar a Força Terrestre do futuro.
 
Caros  Generais  de  Brigada    BRAGA,    O’  DE  ALMEIDA,    ROCHA  LIMA,    PAIXÃO,    SIBINEL,        VINÍCIUS, MARCIUS, DUARTE, CASTILHO e ROOSEVELT.
 
As dificuldades do momento, especialmente as provocadas pela pandemia que assola o planeta, determinam restrições ao formato desta cerimônia e impedem o comparecimento da família militar. Assim, solicito estender aos seus familiares e amigos próximos, partícipes da vitória que os senhores alcançam, os cumprimentos e os votos de felicidades que ora lhes apresentamos.
 
Os senhores atingiram o círculo culminante da escala hierárquica militar, fruto de um trabalho dedicado e constante que serve de estímulo para seus companheiros de farda e motivo de justo júbilo para todos nós. Marcando este momento, os senhores recebem hoje a espada de oficial-general.
 
Utilizada, por muito tempo, para o combate individual, a espada se tornou um instrumento mítico, representativo não apenas da autoridade militar, mas também das virtudes próprias do homem que tem a guerra por ofício, como a honra, a bravura e a justiça.
 
A espada de general simboliza o reconhecimento da Nação ao valor daqueles que põem suas vidas a serviço da Pátria, no esforço diuturno de defender a integridade do território do nosso país e as suas instituições.
 
Exatamente por isso, temos o dever de reverenciar os feitos gloriosos daqueles que efetivamente a empregaram, delimitando, unindo e pacificando o Brasil.
 
Ao cingi-la, os compromissos sagrados prestados ao longo da carreira são reafirmados, tendo sempre como modelo os exemplos admiráveis do nosso insigne patrono – o Duque de Caxias -, que somente a desembainhou em defesa do nosso país e do nosso povo.
 
A importância histórica do patrono do Exército se espraia no cotidiano da população brasileira a ponto do vocábulo “Caxias” receber um significado próprio nos mais renomados dicionários da língua portuguesa:
 
“Caxias: 1. aquele que cumpre com extremo rigor suas obrigações e responsabilidades. 2.  aquele  que,  como  líder,  chefe  ou  responsável,  exige  de  seus  subordinados  o  máximo de aplicação, empenho ou eficiência.”

A virtude personificada por Caxias já mereceu também, por parte do Comandante Supremo das Forças Armadas, uma referência especial por ocasião do Dia do Soldado de 2020. Naquela ocasião, o Presidente da República Jair Bolsonaro fez citação à famosa frase proferida pelo Duque que, sendo ele do Partido Conservador, mas compromissado com a Pátria, ao ser convidado pelo Imperador Dom Pedro II para ser o Comandante em Chefe na Guerra da Tríplice Aliança, assim declarou: “Aceito o convite, a minha espada não tem partido”.
 
Outro personagem marcante da nossa história que bem caracterizou o simbolismo da relação entre a espada e o Estado foi RUI BARBOSA que, em edição do Diário de Notícias de 13 de maio de 1889, relativa ao 1º aniversário da Abolição da Escravatura, assim se referiu:
 
“Espada redentora, tu cresceste no horizonte da Pátria, grande, luminosa, serenadora entre as ameaças de  tempestade,  como  a  curva  do  arco-íris,  o  sinal  da  aliança  entre  a  Nação,  o  escravo  e  o  soldado.  Desde então, incorreste na desconfiança e nas perseguições; mas nos corações das classes populares, que te viram cintilar ao lado do direito inerme, asseguraste laços de fraternidade que te hão de associar para sempre às conquistas civis do nosso progresso, à transformação liberal das nossas instituições.

”Essa citação constou de sucessivas edições do Noticiário do Exército, comemorativas das promoções de generais ao longo da década de 1980, comprovando a solidez das palavras escritas.
 
Senhores generais de brigada recém-promovidos!
 
O Exército que os senhores passarão a liderar dentro em breve está alicerçado em bases firmes, tanto morais quanto profissionais, mas não é um organismo imutável. Ao contrário, evolui constantemente. Nesse progresso, cuidem para que os seus soldados, elemento principal do combate, sejam guardiões da vocação principal da nossa instituição: a defesa da Pátria. Neles, a destreza técnica e a habilidade para a refrega devem continuar amparadas nas rígidas bases da hierarquia e da disciplina e na prática dos valores morais mais caros à nossa sociedade.

Sejam  exemplos  na  ação  e  no  pensamento.  O  general  encontra  suas  grandes  inspirações  no  saber,  no  descortino, na objetividade, na simplicidade, na verdade, na justiça, na dedicação, no entusiasmo, na coragem e no espírito de renovação. Essas qualidades, praticadas com honestidade de propósitos, constituirão referências para seus subordinados.
 
Os senhores, soldados experimentados e forjados na têmpera de mais de trinta anos de dedicado serviço, nos trazem grandes expectativas. Com a espada de general, lhes é transmitida, também, a confiança da Nação brasileira!
 
Ao cumprimentá-los, hoje, como líderes de elevadas responsabilidades, renova-se a certeza de um Exército forte e coeso.
 
Deus os abençoe, guie e proteja! Em defesa da Pátria, Brasil!
 
Gen Ex Marcos Antonio Amaro dos Santos
Chefe do Estado-Maior do Exército

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter