Reunião de consolidação de ações do Exercício Conjunto Meridiano ocorre na ESG

Entre 22 e 25 de março, ocorre reunião de consolidação das ações do Exercício Mediano na Escola Superior de Guerra (ESG), Campus Brasília. Nesses encontros, 25 militares da Pasta e das Forças Singulares trabalharão no planejamento de cenários de guerra, tipos de ameaças, meios a serem empregados e alvos que serão utilizados no treinamento militar. Além disso, também abordarão a metodologia de avaliação das atividades operacionais conjuntas.

 O Exercício Conjunto Meridiano será o maior treinamento conjunto do Ministério da Defesa com tropas e meios. Ocorrerá nos meses de outubro e novembro de 2021, sendo dividido em Meridiano Poti, de 25 a 28 de outubro, Meridiano Dragão, de 3 a 6 de novembro, Meridiano Ibagé, de 8 a 11 de novembro. Respectivamente nas regiões central, litoral sudeste e sul.

Na oportunidade, serão realizadas diversas atividades operacionais, dentre elas: assalto anfíbio, desembarque administrativo, controle de área marítima, patrulha marítima, guerra antissubmarino, assalto aeroterrestre, apoio aéreo aproximado, guerra Irregular, defesa antiaérea, supressão de defesa aérea inimiga, ação direta, guerra cibernética, ataque aéreo.

O Exercício Meridiano possibilitará um elevado aperfeiçoamento doutrinário, significativa interoperabilidade, bem como avaliação e mensuração de ações conjuntas, dentro de cenário e ameaças próximas do real.

Foto: Alexandre Manfrim

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter