COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Terrestre

16 de Março, 2021 - 11:11 ( Brasília )

Exercício para certificação de Força de Prontidão do EB passa por Jogo de Guerra e entra na fase de Simulação Virtual


Foi iniciada a terceira fase do Exercício de Certificação do Estado-Maior da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt) como Força de Prontidão da Força Terrestre (FORPRON) e do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN) como módulo especializado da FORPRON. A realização é do Comando de Operações Terrestres do Exército por meio do Comando Militar do Leste. Iniciado no dia 1o de março, o exercício se estenderá até o dia 26.

A primeira fase da certificação consistiu na preparação para o exercício. Já a segunda fase, do dia 8 a 12 de março, compreendeu o Exercício de Simulação Construtiva (Jogo de Guerra) nas instalações do Simulador de Adestramento de Comando e Estado-Maior do Centro de Adestramento Leste.

Próximas fases

Ao logo desta semana, ocorre 3a fase, nas dependências do Simulador Virtual de Adestramento Tático, no Centro de Adestramento Leste, com o Exercício de Simulação Virtual, onde os comandantes de fração do 27° Batalhão de Infantaria Pára-quedista (27º BI Pqdt) e do 1° Btl DQBRN realizam o combate virtual no terreno por meio do software Virtual Battlespace 3 (VBS 3).

A última fase da certificação, que inicia no dia 22, ocorrerá com a execução do Exercício de Campanha com os dispositivos de simulação de engajamento tático (DSET), onde o Centro de Adestramento Leste, com a finalidade de trazer mais realismo aos diversos problemas militares simulados e outros eventos, empregará os DSET, a equipe de observadores e controladores do adestramento e militares da Força Oponente.

Acompanhando parte da segunda fase, estiveram presentes no local do exercício, no dia 10 de março, o Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira; o Comandante da 1ª Divisão de Exército e Guarnição da Vila Militar/RJ, General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos; o Chefe do Preparo da Força Terrestre, General de Divisão Marcos de Sá Affonso da Costa; o Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Brigada Helder de Freitas Braga; o Comandante da Base de Apoio Logístico do Exército, General de Brigada Alan Denilson Lima Costa; e o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, General de Brigada Eduardo Tavares Martins.

Fonte: Comando Militar do Leste

VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Task Force Brazil

Task Force Brazil

Última atualização 14 ABR, 00:50

MAIS LIDAS

Doutrina Militar