Brigada conclui Curso Básico Paraquedista e realiza salto

No mês de fevereiro, na segunda fase do Curso Básico Paraquedista, a primeira turma de 2021 recebeu instruções de ambientação ao emprego tático da Brigada de Infantaria Pára-quedista, de suas unidades e de suas funções de combate no contexto de uma operação aeroterrestre.

Após a parte teórica, os alunos do Curso Básico Paraquedista realizaram a Operação Boot, que culminou com um exercício no terreno com salto de paraquedas, portando armamento e o equipamento necessário. Nas atividades da segunda fase, também foram ministradas instruções sobre a mística paraquedista e realizadas visitas ao Museu Aeroterrestre e às unidades paraquedistas, onde o aluno aprende a cultuar os valores e as tradições da “Velha Brigada”.

 

As atividades fazem parte do novo formato do curso, implantado em 2020, visando complementar a formação do aluno que o realiza. A Operação Boot iniciou com a emissão da Ordem de Operações pelo Comando da Brigada, com os alunos inseridos em uma companhia de fuzileiros paraquedistas, orgânica de um batalhão de infantaria paraquedista.

Em seguida, os alunos planejaram e ensaiaram as ações, participando da explanação conduzida pela Companhia de Precursores Paraquedistas sobre a zona de lançamento e sua reorganização. Essa operação foi coroada com um exercício no terreno, que consiste de um salto armado e equipado em zona de lançamento inédita, com a realização de uma marcha para o combate, ocupação de uma zona de reunião e ocupação de um posto de observação, onde os novos paraquedistas puderam observar o desdobramento no terreno das diversas funções de combate numa clássica operação aeroterrestre de cabeça de ponte aérea (terreno do inimigo a ser conquistado).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter