Preparação de tropas do Exército para variadas missões conta com o apoio do CA – Leste

O Centro de Adestramento – Leste (CA – Leste) é uma organização militar do Exército Brasileiro que contribui para o preparo da Força Terrestre conduzindo o adestramento de tropas e visando o emprego em operações o mais próximas da realidade possível, por meio da Simulação de Combate. Em 2020, o CA – Leste manteve suas atividades voltadas para o adestramento de efetivos, tendo participado de ações preparatórias de grande vulto.

No período compreendido entre 22 de junho e 1º de outubro de 2020, o CA – Leste participou da Certificação do Sistema de Prontidão da Força Terrestre (SISPRON), sob a coordenação do Comando de Operações Terrestres (COTER), certificando como Força de Prontidão (FORPRON) a Brigada de Infantaria Pára-quedista e a 12ª Brigada de Infantaria Leve. Já a partir de 16 de novembro, iniciou a certificação da 23ª Brigada de Infantaria de Selva.

No período de 26 a 29 de outubro, foi realizado o Exercício de Simulação Construtiva (Jogo de Guerra) da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). O exercício teve por finalidade promover a integração entre os corpos discente e docente da EsAO e ECEME, em um ambiente de Simulação Construtiva, baseado no software COMBATER. Essa plataforma proporciona uma representação gráfica do cenário, sendo capaz de representar as operações continuadas do combate, do apoio ao combate e da logística.

Desde 2019 e, prosseguindo em 2020, o CA – Leste iniciou as atividades de preparação (Operação Arroio) de uma subunidade da Brigada de Infantaria Pára-quedista para a realização de uma operação de adestramento bilateral entre o Exército Brasileiro e dos Estados Unidos da América (EUA). Os exercícios de adestramento, denominados Operações Arroio, prepararam a subunidade Culminating para o exercício combinado que ocorrerá no primeiro trimestre de 2021, no Joint Readiness Training Center (JRTC), nos EUA. Nessa operação, a SU Culminating será empregada como tropa componente da 82ª Airborne Division, tropa de elite do Exército Norte-Americano, valorizando ainda mais a Força Terrestre brasileira.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter