COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Terrestre

26 de Novembro, 2020 - 09:09 ( Brasília )

Certificação da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada como Força de Prontidão do Exército Brasileiro


No período de 16 a 27 de novembro, está sendo realizada a Certificação da Força de Prontidão (FORPRON) da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), dividida em três partes: simulações construtiva e virtual, realizadas no período de 16 a 21 de novembro, em Curitiba (PR) e Santa Maria (RS); e a simulação viva, de 23 a 26 de novembro, realizada no Campo de Instrução Barão de São Borja, no Rio Grande do Sul.

A primeira fase do Ciclo de Prontidão Operacional começou no mês de agosto de 2020, com a preparação das organizações militares subordinadas. A segunda fase, chamada de Certificação, engloba três tipos de simulação: construtiva – na qual o foco da avaliação é o estado-maior da brigada; virtual – em que são certificados os comandantes de companhia e pelotão; e viva – em que são certificadas as subunidades da brigada.

Haverá, nesta semana, manobras táticas empregando o blindado Guarani e, na oportunidade, será realizado o tiro de artilharia do 26º Grupo de Artilharia de Campanha, que será avaliado pela Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército.

Estarão presentes nas atividades o Comandante Militar do Sul, General de Exército Valério Stumpf Trindade; o Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão José Russo Assumpção Penteado; e o Chefe do Preparo do Comando de Operações Terrestres, General de Brigada Marcos de Sá Affonso da Costa; que acompanharão o exercício no terreno na simulação viva.

Sobre a FORPRON

O objetivo da FORPRON é preparar as tropas subordinadas à brigada para o Ciclo de Prontidão, estando aptas a operar em missões reais de combate convencional, operações de garantia da lei e da ordem e operações interagências.

Os militares adestrados na FORPRON poderão cumprir qualquer missão de combate em território nacional, bem como, mediante ordem, virem a cumprir missão no exterior.

Fonte: 5ª DE

VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Pandemic War

Pandemic War

Última atualização 21 JAN, 12:40

MAIS LIDAS

Doutrina Militar