Quer liderar? Seja honesto

General de Divisão R1 Joarez Alves Pereira Junior

"A honestidade é um valor derivado da honra e estreitamente relacionado com a verdade.” 
C20-10 Manual de Liderança Militar

É o que aponta uma pesquisa1 realizada com quatro diferentes grupos, dois de civis e dois de militares.

A figura do líder é primordial no campo militar. A guerra é uma atividade coletiva, não se combate sozinho, mas integrando um grupo, um pelotão, um batalhão. E no campo de batalha um bom chefe, gerente ou administrador não basta, é preciso um líder capaz de conduzir e guiar as ações. Daí a necessidade das escolas militares formarem líderes e não apenas bons chefes.

A importância do líder, no entanto, extrapola a atividade militar. Warren Bennis afirmou que um cientista da Universidade de Michigan, ao listar as três principais ameaças para a sociedade americana, apontou, dentre elas, a qualidade da liderança das instituições que pudessem levar à destruição da sociedade2.

Reconhecidamente, a figura do líder é fundamental na condução das empresas, dos negócios e, particularmente, para os dirigentes políticos e chefes de instituições responsáveis, em nome do povo, pela condução dos desígnios de uma nação.

Ao persistir no estudo do tema liderança, ao qual fui exposto durante meus 44 anos de serviço ativo, realizei a pesquisa já mencionada com dois grupos de militares do Exército, oficiais e praças, e dois grupos de civis, empresários e acadêmicos. Para tanto, foram definidos 38 atributos/valores/atitudes (AVA)3 para serem julgados sobre o grau de importância dos mesmos para o líder. Os pesquisados deveriam opinar se cada um deles era imprescindível, importante, desejável ou dispensável.

Vários aspectos interessantes foram revelados durante a análise dos resultados e o primeiro deles destaco neste artigo: dos 10 atributos mais votados como imprescindíveis por cada grupo, somente três apareceram nas quatro listagens, quais sejam, honestidade, responsabilidade e integridade. Mais significativo ainda é que em três dos quatro grupos, o AVA considerado como o mais imprescindível foi a honestidade4.

A honestidade é o valor de quem apresenta probidade, honradez, que não se deixa corromper. Por sua vez, a responsabilidade diz respeito à obrigação de responder pelas ações próprias ou de outrem que esteja realizando atividade conforme sua determinação. A integridade está associada à conduta reta, à pessoa ética; está ligada à inteireza, a ser pleno, um caráter sem falhas. Portanto, responsabilidade e integridade estão intimamente associados à honestidade.

É estimulante ver que diferentes grupos têm percepção próxima da retomada de um valor que parecia enfraquecido na nossa sociedade. Pareceu mesmo que tínhamos nos tornados viciados em processos corruptivos e que não percebíamos o mal que eles poderiam trazer à coletividade como um todo e a cada um de nós em particular.

Chegou a parecer que não tínhamos mais força para oferecer resistência, que a sapiência de Rui Barbosa ao afirmar que “de tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto” era incontestável e irreversível verdade. Parecíamos ter vergonha de ser honestos.

Alegra ver o resultado de uma pesquisa que aponta nova tendência. Quem sabe essa pequena semente germine, a despeito do mal trato do solo ao seu redor. Quem sabe Shakespeare nos inspire novamente para acreditar que “nenhuma herança é tão rica quanto à honestidade”.

-x-

* Artigo publicado originalmente na edição impressa do Correio Brasiliense de 31 de julho de 2020.

1 – Pesquisa realizada nos meses de junho e julho de 2020, utilizando a ferramenta Survey Monkey, com a participação de 588 pessoas.

2 – On Becoming a Leader – Warren Bennis – Basic Books 2003.

3 – Altruísmo – Autoconfiança – Bondade – Capacidade de Comunicação – Capacidade de Motivar – Capacidade de Superar Obstáculos – Civismo – Coerência – Competência Profissional – Condução de Trabalho em Grupo – Confiança – Coragem Física – Coragem Moral – Dedicação – Determinação – Disciplina – Energia Realizadora – Entusiasmo – Firmeza – Flexibilidade – Honestidade – Honra – Humildade – Idealismo – Integridade – Inteligência – Inteligência Emocional – Lealdade – Meticulosidade – Orgulho – Patriotismo – Religiosidade – Respeito – Responsabilidade – Senso de Justiça – Ser exemplo – Sinceridade – Visão (estratégica).

4 – Acadêmicos: 1º lugar – 82,14% consideraram imprescindível.

Empresários: 1º lugar – 86,44% consideraram imprescindível.

Oficiais do Exército: 3º lugar – 85,98% consideraram imprescindível.

Praças do Exército: 1º lugar – 96,75% consideraram imprescindível.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter