COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Terrestre

25 de Junho, 2020 - 10:00 ( Brasília )

Cadetes do Curso de Cavalaria da AMAN se preparam para Operações de Não Guerra


Na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), os Cadetes do 3º ano do Curso de Cavalaria vivenciaram um exercício no terreno voltado para as Operações de Não Guerra, com ênfase nas ações de Garantia da Lei e da Ordem. A atividade, realizada no campo de instrução, iniciou no dia 15 de junho e seguiu até 18 de junho, com muitas horas de intensa capacitação e participação de diversos militares: Cadetes, instrutores e integrantes de outras Organizações Militares (OM).

No exercício, foi conjugado o emprego de diversas naturezas de tropa da Arma de Cavalaria, como a blindada e a mecanizada, além da utilização de 2 helicópteros de reconhecimento e ataque (HA-1 Fennec) do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx), sediado em Taubaté (SP), bem como viaturas blindadas VBTP-MR Guarani. O exercício também simulou o emprego do Pelotão de Exploradores, do Pelotão Hipomóvel e do Pelotão de Fuzileiros Mecanizado.

 

As operações foram inseridas em um contexto de estabilização em Faixa de Fronteira, com a presença de forças irregulares e de organizações criminosas. Além das forças inimigas, as considerações civis também foram fator de decisão, devido à presença da população e ação constante de veículos de imprensa. Nesse ambiente instável e dinâmico, o Cadete foi desafiado a aplicar os conhecimentos adquiridos, para planejar e executar ações como o patrulhamento ostensivo motorizado e hipomóvel, a escolta de comboios e de autoridades, a evacuação de não combatentes, o investimento em localidade, o vasculhamento, além da ocupação de ponto forte e controle de distúrbios.

Seja qual for a plataforma empregada pela arma ligeira e, mesmo que os horizontes não se apresentem favoráveis, o oficial de Cavalaria é preparado para os desafios dos conflitos modernos, oportunidade em que demonstra a mesma iniciativa, flexibilidade e arrojo dos heróis do passado. A agilidade blindada, mecanizada e montada, e a confiança nas ações garantiram a segurança no combate e o êxito na operação. O exercício proporcionou aos Cadetes uma valiosa experiência e o desenvolvimento de diversos atributos importantes, como a camaradagem e a coragem, para atuar nos mais árduos horizontes.

 
Fonte: AMAN

VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Brasil - EUA

Brasil - EUA

Última atualização 12 AGO, 14:00

MAIS LIDAS

Doutrina Militar

5