Instalações do Campus Brasília da Escola Superior de Guerra são incorporadas ao patrimônio da Defesa

Margareth Lourenço,

Nesta quarta-feira (3), as novas instalações do Campus Brasília da Escola Superior de Guerra foram incorporadas ao patrimônio do Ministério da Defesa. A área, que estava sob a administração da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), foi transferida à Pasta por meio de Termo de Entrega Patrimonial. O evento ocorreu na sede do Campus, no bairro Jardim Botânico, na capital federal.

Durante a breve cerimônia, o Secretário de Patrimônio da União, Fernando Bispo, entregou o documento ao Comandante da Escola Superior de Guerra, Almirante Wladmilson Borges. Com essa transferência, é possível a migração progressiva do Comando da Escola e de suas principais estruturas, da cidade do Rio de Janeiro, para a capital federal.

Com a concretização do ato de transferência das instalações, será possível à ESG desenvolver vários cursos de interesse da administração pública dos três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, ressaltou o Almirante Borges. Ele salientou que são capacitações que “contribuem para desenvolver o pensamento crítico dos participantes, que abordam temas como defesa, logística e mobilização”, esclareceu.

O Comandante da ESG disse, ainda, que a proximidade das instalações da Escola com o governo central “facilita o acesso dos servidores, para que possam participar dos cursos”. Ele garantiu que, no próximo ano, boa parte das capacitações oferecidas na sede da ESG, no Rio de Janeiro, serão transferidas para o Campus Brasília. A partir de agora, serão definidos quais cursos e número de vagas.

Ao abordar a preocupação com a gestão dos recursos públicos, o Secretário de Patrimônio da União, Fernando Bispo, disse que a transferência das instalações, da ENAP para a ESG, “buscam a eficiência na administração do patrimônio da União e o bom uso dos recursos. Ele demonstrou sua satisfação em colocar esse patrimônio aos cuidados da Escola Superior de Guerra, pela seriedade e importância dessa instituição.

O estabelecimento do Campus da ESG em Brasília foi determinado pela estratégia Nacional de Defesa, aprovada em dezembro de 2008. A finalidade era de aproximar a Escola de Defesa ao centro político e decisório do Estado brasileiro. Assim, a partir de 2011, o Campus Brasília foi instalado provisoriamente no Anexo do Ministério da Defesa. Dali, as atividades acadêmicas e administrativas foram desenvolvidas até 2019.

Ao fim do ano passado, em 2 de dezembro, após acordo com o Ministério da Economia, o Campus Brasília foi transferido para a nova sede, ocupando as antigas instalações da ENAP. O evento foi prestigiado por autoridades da Defesa e da administração pública.

Estiveram presentes, também, o Secretário de Orçamento e Organização Institucional da Defesa, Franselmo Araújo Costa, o Comandante do Campus Brasília, Carlos André Alcântara Leite, o Superintendente do Patrimônio da União no Distrito Federal, Renan Dias da Mata, e o Presidente da ENAP, Diego Costa.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter