COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Terrestre

08 de Fevereiro, 2020 - 13:40 ( Brasília )

CMS - 6ª Divisão de Exército Reativada

Como Comandante Militar do Sul o Gen Ex Hamilton Mourão Desativou a 6ª DE e agora como Vice-Presidente Reativa a Grande Unidade


São Leopoldo (RS) – A manhã de 07FEV2020 foi marcada pela cerimônia de reativação da 6ª Divisão de Exército (6ª DE). A solenidade militar realizada no 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, na cidade de São Leopoldo (RS), foi presidida pelo Vice-Presidente da República, Antônio Hamilton Martins Mourão, e também contou com a com a presença do Comandante do Exército, General-de-Exército Edson Leal Pujol, do Comandante Militar do Sul, General-de-Exército Geraldo Antônio Miotto, e demais autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O Ministro da Defesa Gen Ex Fernando, que tinha confirmada a presença ficou em Brasilia, coordenando a Operação Retorno.



Forte aparato de Segurança para impedir o acesso da imprensa ao VP Hamilton Mourão. Resultado da reportagem da Folha de São Paulo sobre o estudo Cenários Defesa 2040. Foto ZH 


A 6ª Divisão de Exército, “Divisão Voluntários da Pátria” foi desativada pelo Decreto nº 8.298, de 15 de agosto de 2014. Pelo mesmo Decreto, a Artilharia Divisionária da 6ª DE foi transformada em Comando de Artilharia do Exército, subordinado ao Comando Militar do Sul e agora ao Comando Militar do Planalto (ver Cmdo Artilharia). A 8.ª Brigada de Infantaria Motorizada e a 3.ª Brigada de Cavalaria Mecanizada ficaram subordinadas à 3.ª Divisão de Exército. (Ver matéria 6ª DE - Cerimônia Desativação da Divisão Voluntários da Pátria Link)

O Comando Militar do Sul anunciou assim as razões da desativação, que aconteceu, em 31OUT2014;

“A desativação da 6ª Divisão de Exército ocorre para atender a uma necessidade de transformação e modernização do Exército Brasileiro e de reorganização da Força Terrestre na área estratégica Sul, dando cumprimento ao Decreto nº 8.298, de 15 de agosto de 2014, da Presidência da República e à Portaria nº 1.213, do Comandante do Exército, de 7 de outubro de 2014. A partir da desativação da 6ª DE, suas brigadas e Organizações Militares integrantes passam à subordinação do Comando Militar do Sul, da 3ª DE e de outros comandos na região.”

Agora foi reativada pelo Decreto Presidencial nº 9.965, de 8 de agosto de 2019, e terá novamente como sede a cidade de Porto Alegre (RS). O General-de-Divisão Achilles Furlan Neto foi nomeado para exercer o cargo de Comandante.

A 6ª Divisão de Exército, subordinada ao Comando Militar do Sul (CMS), é um Grande Comando Operacional do Exército Brasileiro constituído pelas unidades:

- 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, com sede em Pelotas (RS);
- 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, com sede em Bagé (RS);
- 12ª Regimento de Cavalaria Mecanizado, com sede em Jaguarão (RS).

No total engloba 23 unidades militares com cerca de 7.700 homens e mulheres, atuando em uma área fronteiriça ao sul do Brasil (Uruguai) com cerca de 450 km.






“A 6ª DE, sendo reativada, vai trazer um poder de combate mais significativo, não só para o Comando Militar do Sul, mas para o Exército como um todo”, afirmou o Vice-Presidente da República, que é Gen Ex R1 comandou a 6ª DE.


 


Fato relevante foi o próprio Gen Ex R1 Hamilton Mourão, quando comandante do Comando Militar do Sul, em 31OUT2014, presidiu a cerimônia da desativação da 6ª DE. (Foto abaixo)  





Gen Ex Hamilton Mourão, então Comandante Militar do Sul (CMS), comanda a Desativação da 6ª Divisão de Exército, em 31OUT2014.



Matérias relacionadas

A Reestruturação do Comando Militar do Sul e suas implicações para o Comando da 3ª Divisão de Exército Link

Entrevista Gen Bolívar - A transformação do CMS  Link

3ª Bda C Mec Subordina-se à 3ª DE Link


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Cyberwar

Cyberwar

Última atualização 04 AGO, 12:00

MAIS LIDAS

Doutrina Militar