Cadetes têm um rol de disciplinas optativas em áreas de interesse da Força

O Programa das Disciplinas Eletivas da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) vem sendo realizado desde 2016, no bojo da implantação do Ensino por Competências e em atenção às determinações contidas na Port Nº 152 – EME, de 16 de novembro de 2010.

Esse programa é composto de um rol de disciplinas optativas, dentro das áreas de interesse da Força, oferecidas aos cadetes do 4º ano, constituindo um sistema de créditos a serem acrescidos ao currículo de cada Arma, Quadro ou Serviço.

Em 2018, foram realizadas 48 disciplinas eletivas, dentre as específicas de cada Curso e as de interesse geral. A gama de atividades oferecidas aos cadetes permite que eles participem de estágios (CIGLO, CCOPAB, CIPQDT GPB, EsIMEx, CECMA, CIBld etc), disciplinas de cunho técnico (Manutenção, Defesa Cibernética, Guerra Eletrônica, Artilharia de Costa e Antiaérea, Engenharia de Construção etc), operacionais (Reconhecimento de Faixa de Fronteira, Operações na Caatinga, Mergulho Autônomo etc) e aquelas que apresentam um viés mais acadêmico (Linguagem Corporal, Geopolítica, Gestão, Análise de Investimentos, Negociação Diplomática, dentre outras).

 

No período de seis semanas, os cadetes tiveram oportunidade de frequentar diversas atividades de cunho profissional que possibilitam despertar o interesse para as diversas especialidades das quais o Exército necessita de profissionais peritos.

Algumas disciplinas oferecem vagas para universitários da região, concorrendo para estreitar os laços de amizade e cooperação com os Instituições de Ensino Superior civis e para a implementação do Polo Universitário do Vale do Paraíba.

As eletivas permitem que os cadetes conheçam outras guarnições e frequentem atividades em instituições diversas, como a Escola Superior de Guerra, a Marinha do Brasil, o Ministério das Relações Exteriores, além de empresas e faculdades.

As eletivas realizadas na AMAN contam com a participação de especialistas civis e militares de renome em suas áreas, concorrendo para o alto nível alcançado. Dessa forma, a AMAN considera exitoso o programa, que se encontra na sua 3ª edição, o que permitirá, por certo, fazer chegar aos Corpos de Tropa um “Sangue Novo” ainda mais preparado e motivado.

 

Fotos: AMAN / EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter