EB – Comemora 370 anos de história

Brasília (DF) – Na Capital Federal, o Dia do Exército (19 de abril) foi comemorado com uma formatura militar no Quartel-General do Exército. Autoridades civis e militares estiveram reunidas no evento que, além de celebrar os 370 anos da Instituição, também foi marcado pela entrega de condecorações, como a Ordem do Mérito Militar e a Medalha do Exército Brasileiro.

A cerimônia contou com a presença do Presidente da República, Michel Temer; do Ministro da Defesa, General-de-Exército Joaquim Silva e Luna; do Chefe de Gabinete de Segurança Institucional, General-de-Exército Sérgio Etchegoyen; do Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann; de Ministros do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal Militar; de senadores; de deputados e dos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Durante o evento, o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, afirmou ser um momento importante com a presença do Estado, das Forças Armadas e da sociedade.

O Próprio General-de-Exército Villas Boas, comandante do Exército, iniciou a leitura da ordem do Dia.

“Em qualquer grupamento humano primitivo há sempre um segmento responsável pela segurança coletiva. Na medida em que esse grupamento humano vai incorporando novos elementos culturais, se tornando mais complexo, ali está o embrião das Forças Armadas e, quando atinge o estado de Nação e se transforma em um País, as Forças Armadas já preexistiam, e tiveram uma ativa participação em toda essa dinâmica de consolidação de um novo País. Por isso, a Constituição Federal, no artigo 142, estabelece que as Forças Armadas são Instituições permanentes, ou seja, são inerentes à própria existência da Nação e do País”.

 

Leia a Ordem do Dia Alusiva aos 370 Anos do Exército Brasileiro Link

Uma mensagem do Presidente da República, lida durante a formatura, destacou a trajetória do Exército que “é motivo de orgulho para os brasileiros. Da independência do Brasil à participação na Segunda Guerra Mundial, quando lutamos pelos valores da democracia e da liberdade, nossos militares encarnaram e, continuam a encarnar, o exemplo de abnegação, de profissionalismo, e de amor à Pátria”.

A mensagem ainda destacou a atuação das Forças Armadas no Rio de Janeiro: “agora mesmo, no Rio de Janeiro, testemunhamos a dedicação do Exército, como das demais Forças, à missão incontornável de romper a ordem pública naquele estado, ordem que vinha gravemente comprometida pela ação intolerável do crime organizado”.

O desfile da tropa, formada por militares do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas e do Batalhão da Guarda Presidencial, encerrou a formatura comemorativa, que também contou com a participação de alunos do Colégio Militar de Brasília e civis.

Matéria Relacionada

Leia a Ordem do Dia Alusiva aos 370 Anos do Exército Brasileiro Link

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter