Arquivos do Marechal Castello Branco são recuperados

A Biblioteca 31 de Março, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), é depositária do arquivo pessoal do Marechal Humberto de Alencar Castello Branco (Arquivo Castello Branco).

Esse acervo contém cerca de 100 pastas de documentos, reunidos pelo antigo chefe militar e ex-Presidente da República ao longo de uma vida de serviços prestados ao Exército e à Pátria, na paz e na guerra.

A documentação cobre os períodos em que Castello Branco foi oficial de operações da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Campanha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial; o seu Comando na ECEME; a Chefia do Estado-Maior do Exército; seu período na Presidência da República; sua morte e homenagens póstumas.

O acervo inclui correspondência pessoal e oficial, correspondência política, conferências, cópias de documentos históricos, estudos de estado-maior, depoimentos, recortes de jornais etc.

 

A fim de facilitar a difusão do conteúdo dos documentos que compõem o Arquivo Castello Branco, a ECEME deu início a um projeto de tratamento arquivístico desse acervo, com o apoio do Arquivo Histórico do Exército (AHEx). O trabalho inclui a higienização, desacidificação, pequenos reparos, descrição, classificação, indexação e digitalização de cada documento.

O resultado desse tratamento permitirá a rápida recuperação dos documentos e a disponibilização do acervo na rede mundial de computadores, a fim de facilitar o acesso aos pesquisadores interessados, sem a necessidade de manuseio dos documentos físicos, ajudando em sua preservação.

Fotos: ECEME / EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter