Redação DefesaNet
Fotos Spotter Italiano
Foram reveladas nesta semana as primeiras imagens dos aviões M-346 Fighter Attack da Força Aérea da Nigeria, na fábrica da Leonardo, em Venegono, Itália.
Os nigerianos adquiriram um lote de 24 aviões da versão de combate que vão operar juntamente com a frota de A-29 Super Tucano LAS.
As forças aéreas da Áustria e do Turcomenistão também são operadores da versão de combate. Vários outros países entre eles Israel, Grécia, Itália, Polônia e Cingapura operam a versão de treinamento avançado, e a US Navy estuda o M-346 como aeronave para substituir a frota de T-45 Goshawk.
O M-346 Fighter Attack é uma aeronave supersônica de baixo custo de aquisição e operação. Está equipado com radar AESA Phanton Strike da Raytheon, que pode realizar combates Além do Alcance Visual (BVR). Equipado com rádio MARC, sistema de data-link tático, possui 7 pontos duros e pode lançar uma série de armamentos convencionais e inteligentes, inclusive lançar munições vagantes de longo alcance.
Está equipado com os mais modernos sensores e contramedidas eletrônicas da atualidade, e se tornou uma opção de avião de combate e treinamento avançado para forças aéreas com requisitos operacionais complexos e orçamentos mais apertados.
Nas imagens, o M-346 da Nigéria, o avião está equipado com dois mísseis WVR AIM-9 Sidewinder, dois tanques de combustível auxiliares e pod para designação de alvos/navegação Rafael Litening.
O governo brasileiro dentro de uma parceria estratégica mais ampla com a Itália tinha interesse na aquisição de um lote de 24 aviões de combate para substituir os A-1 AMX da Força Aérea Brasileira.

























