Instituto Embraer promove ações para inspirar jovens mulheres ?na área de ciências exatas

O comprometimento da Embraer em contribuir com o aumento da representatividade feminina na área de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática avança com a realização de parcerias e a dedicação voluntária de colaboradores engajados.

Neste mês de março, a companhia realizou uma ação que uniu o Instituto Embraer e o Instituto Joule em um programa de mentoria que contribui para fomentar a participação de jovens mulheres que buscam inspiração em profissionais que atuam em carreiras associadas a ciências exatas.

Esta primeira atividade, de uma série de seis que vão ocorrer ao longo do ano, contou com a participação de mulheres de 11 estados do Brasil e o apoio de 75 profissionais voluntários, sendo a maioria colaboradores da Embraer. Até o fim de 2022, a expectativa é impactar 1.200 jovens em situação de vulnerabilidade interessados em buscar conhecimentos e ampliar oportunidades profissionais.

Um guia de mentoria foi fornecido para exercitar a capacidade de ouvir e identificar como cada um poderia ajudar da melhor forma, com base nas experiências e conhecimentos. “Na atividade de mentoria, a gente se prepara para ensinar, mas acaba aprendendo ainda mais sobre si mesmo. É um processo intenso de troca de experiências e ensinamentos mútuos”, disse Carlos Alberto Griner, Vice-Presidente de Pessoas, ESG e Comunicações da Embraer, em cerimônia virtual de encerramento da primeira turma do programa.

É uma experiência emocionante poder genuinamente conectar e impactar de uma forma positiva a vida dessas jovens”, acrescentou Griner, que atuou também como voluntário do programa. Mariana Cipriano, estudante de engenharia metalúrgica, foi uma das jovens em busca de ajuda para impulsionar seus sonhos de carreira.

Para ela, a experiência permitiu aprender muito com sua mentora, a quem considera inspiradora e um grande exemplo a ser seguido. “Ela me permitiu abrir um espaço de confiança que possibilitou muitas transformações”.

A mentora da Mariana e colaboradora da Embraer, Daniela Sbruzzi, acredita que o programa foi uma boa oportunidade para os dois lados. “Comecei esse programa de mentoria com um certo medo e finalizo, além de renovada, com uma amiga. Mariana é uma menina muito doce, super capaz, expressiva, que persegue os seus sonhos.” ?

Em 2022, o Instituto Embraer iniciou novos ciclos de mentorias para grupos minorizados, abordando temas como escuta ativa, plano de carreira, hard e soft skills, marketing pessoal e networking, entre outros. Mais informações sobre atividades de voluntariado da Embraer estão disponíveis no:
https://asasdobemembraer.v2v.net/pt-BR

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter