Ministério da Defesa divulga planejamento de cursos da ESG para 2013

O Ministério da Defesa divulgou o calendário de cursos da Escola Superior de Guerra (ESG) para o ano de 2013. Por meio da Portaria Normativa nº 2.880, assinada pelo ministro Celso Amorim, foi estabelecida a diretriz para o planejamento e a execução das atividades de estudo e o processamento seletivo dos cursos nas unidades da ESG no Rio, Brasília e São Paulo. Para o próximo ano, a composição dos cursos prevê, ainda, a transversalidade de temas como direitos humanos, economia ciência, tecnologia e inovação.

Para o secretário de Coordenação e Organização Institucional (Seori) do MD, Ari Matos Cardoso, a medida tem por objetivo cumprir as orientações previstas na Estratégia Nacional de Defesa (END) e na proposta de "Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN)", consagrando, dessa maneira, a relevância da ESG na formação de pessoas em temas que dizem respeito à Defesa Nacional.

Como forma de estabelecer o conteúdo programático, o anexo à portaria prevê, no item 3.4, que: “Os conteúdos programáticos dos cursos da ESG observarão critérios de transversalidade com as diversas áreas do conhecimento, visando a estabelecer abordagem construtiva e integradora dos temas Segurança e Defesa, em especial quanto aos aspectos relacionados a direitos humanos, economia, ciência, tecnologia e inovação.”

De acordo com o planejamento divulgado, o campus da ESG em Brasília vai oferecer os cursos de Política e Estratégia; Direito Internacional dos Conflitos Armados e Estágio em Assuntos de Defesa.

A sede da escola, no Rio, terá os cursos Superior de Defesa; de Altos Estudos de Política e Estratégia; Estado-Maior Conjunto; Superior de Inteligência Estratégica; Logística e Mobilização Nacional e Avançado de Defesa Sul-americano.
Em São Paulo, será ministrado o curso de Gestão de Recursos de Defesa. Caberá à direção da ESG estabelecer as datas das realizações desses cursos.

Leia aqui a Portaria Normativa nº 2880 para obter mais informações sobre os cursos da ESG.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter