Suriname e Brasil fortalecem a cooperação para defesa

Suriname e Brasil decidiram, em 13 de setembro, fortalecer sua cooperação militar e impulsionar a infraestrutura de defesa da antiga colônia holandesa, durante uma visita de dois dias do ministro brasileiro da Defesa, Celso Amorim, a Paramaribo.

“Brasil e Suriname decidiram criar um grupo de trabalho bilateral que atenderá e coordenará atividades de defesa de ambos os países em âmbito de Alto Comando”, disse Amorim em uma entrevista coletiva junto com seu homólogo surinamês, Lamuré Latour.

A reunião entre Amorim e Lamuré concentrou-se na cooperação bilateral em força aérea, educação e oportunidades de treinamento para soldados surinameses. As partes ficaram de definir um intercâmbio oficial entre soldados e especialistas brasileiros.

Os responsáveis também conversaram sobre o estabelecimento de uma faixa aérea na fronteira entre os dois países e a participação do Suriname no Sistema de Vigilância da Amazônia do Brasil.

Os cuidados com a biodiversidade da selva amazônica e seus ricos recursos aquíferos são importantes para o Brasil, disse Amorim.

O ministro brasileiro também conversou por telefone com o presidente do Suriname, Dese Bouterse, e reuniu-se com o chanceler Winston Lackin.

Latour deverá viajar ao Brasil no início do próximo ano para expandir e fortalecer os laços.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter