07 Setembro – O Exército em Desfile

Brasília – O Exército Brasileiro participou do desfile cívico-militar de 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, com tropas de diversas Organizações Militares, entre elas os tradicionais Dragões da Independência – com seus uniformes históricos; o Batalhão da Guarda Presidencial – com a demonstração da Ordem Unida sem Comando; e o Batalhão de Polícia do Exército de Brasília – com a apresentação da premiada Pirâmide Humana formada sobre motocicleta em movimento.

A Presidenta Dilma Rousseff foi recepcionada com toques de clarim e salva de gala realizada pela Bateria de Cerimonial Caiena.

Antes do desfile, o Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Gerson Menandro Garcia de Freitas, realizou a apresentação da tropa à Presidenta da República. Na sequência, a Presidenta, acompanhada do General Menandro, fez a revista às tropas, escoltada por batedores em motocicletas.

O desfile foi iniciado com a entrada da tocha com o Fogo Simbólico, conduzida pela Marinheira Sarah Gabrielle Cabral de Menezes, atleta de alto rendimento, que conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil no judô dos Jogos Olímpicos de Londres.

Participaram da parada militar, aproximadamente três mil militares e alunos de escolas militares, 114 viaturas operacionais e 45 motocicletas do Exército, Marinha, Força Aérea e Forças Auxiliares. O desfile hipomóvel foi constituído por destacamentos montados do Exército e da Polícia Militar do Distrito Federal com, aproximadamente, 250 cavaleiros.

A Viatura Blindada Transporte de Pessoal (VBTP) Guarani, recém-adquirida para compor a nova família de blindados sobre rodas da Força Terrestre, foi o destaque do desfile motorizado.

Nota – DefesaNet agradece ao Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) a cessão das fotos publicadas nesta reportagem

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter