07 Setembro – Planalto Pede Cuidado aos Pilotos Fotos Desfile Aéreo

Informação do Blog do Jornalista Gerson Camarotti

Planalto pede cautela para que caças não quebrem vidros no desfile

Setores do Palácio do Planalto pediram cuidados especiais para se  evitar no desfile de 7 de Setembro a repetição do acidente provocado pelo rasante de um caça da Força Aérea Brasileira sobre a Praça dos Três Poderes.
 
Em 1º de julho, o barulho de um caça Mirage 2000 provocou ondas de choque que fizeram explodir vidros do prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) .
 
Com a presença da presidente Dilma Rousseff no desfile da Semana da Pátria, haverá atenção redobrada para que não ocorram surpresas desagradáveis.

Matéria Agência Força Aérea

Aeronaves da FAB encantam o público no 7 de setembro em Brasília


Mais de 40 mil pessoas assistiram ao desfile de 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília/DF. O público se emocionou com o desfile aéreo de mais de 20 aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

Durante o desfile militar, o Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, esteve junto a Presidente da República Dilma Rousseff, que assistiu à marcha de cadetes da Academia da Força Aérea, Companhia de Cerimonial Santos Dumont, grupamentos de aeronavegantes, Companhia de Infantaria de Combate, Grupamento da Guarnição de Brasília e as Bandas da Base Aérea de Brasília e do Galeão. Também passaram pracinhas da Força Expedicionária Brasileira, que participaram da II Guerra Mundial.

Demonstrando as armas empregadas na missão de manter a soberania do espaço aéreo brasileiro, aeronaves de todas as aviações da FAB sobrevoaram a Esplanada dos Ministérios empolgando o público. Passaram caças Mirage F-2000, A-1 e A-29 Super Tucanos. Um KC-137 Boeing fez uma demonstração de reabastecimento em voo com caças F-5EM/FM Tiger. Também desfilaram um avião patrulha P-3BM, de transporte C-105 Amazonas e helicópteros H-34 Super Puma, H-36 Caracal e H-60 Blackhawk.

Mas o coroamento do desfile do 190º ano da Independência do Brasil foi mais uma vez a apresentação dos Tucanos da Esquadrilha da Fumaça. Mesmo com o forte calor na cidade, o público acompanhou atentamente as manobras. “Este é um momento em família muito especial. Sentimos a emoção de ver o desfile, estar no meio do público. Mas o principal foram as acrobacias arriscadas da Esquadrilha, que passam muita adrenalina”, completou Eduardo Melo.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter