Encontros Nacional e Sul-Americano de Defesa em São Paulo

Encontros Nacional e Sul-Americano de Defesa em São Paulo


O Ministro da Defesa, Celso Amorim, fará no dia 06 de agosto a Conferência de abertura do VI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) e do I Encontro Sul-Americano de Defesa.

Os eventos ocorrerão em São Paulo, de 6 a 9 de agosto, no Hotel Braston, e terão como tema central o “Pensamento Brasileiro em Defesa”. A programação inclui conferências, mesas redondas, simpósios temáticos, minicursos e painéis de iniciação científica, totalizando mais de 250 apresentações de trabalhos acadêmicos.

O valor estratégico do setor elétrico para a Defesa

Um dos trabalhos a ser apresentado é o do Major Nixon Frota, mestrando em Defesa pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e especialista em análises e operações de inteligência e contra-inteligência, com o qual propõe a inclusão do setor elétrico nas questões de segurança e defesa da América do Sul, tornando-o num dos focos centrais de uma precursora estratégia de segurança e defesa regional.

Segundo Nixon, o processo de integração econômica da América do Sul tem um grande potencial de desenvolvimento a partir do vetor infraestrutura físicas, das quais se destaca o setor elétrico. Diante das ameaças e riscos da atualidade, transforma-se em estrutura estratégica, pois a sua interrupção ou destruição, seja parcial ou total, afeta diretamente setores econômicos, sociais, políticos, militares, ou seja, causando uma infinidade de prejuízos e reflexos negativos.

Um exemplo desse valor estratégico do setor elétrico não apenas na América do Sul, mas em todo o mundo, é o recente blecaute na Índia de uma magnitude sem precedentes, que atingiu metade do país de 1,2 bilhão de habitantes, após o colapso de três redes de distribuição de energia, que deixou sem energia elétrica cerca de 20 estados do norte e nordeste.

Nos anos de 2005, 2007 e 2009, o Brasil também vivenciou grandes apagões elétricos que afetaram milhões de brasileiros. No blecaute de 2009, devido a um inédito desligamento total da usina hidroelétrica de Itaipu Binacional, 18 estados brasileiros ficaram totalmente ou parcialmente sem energia, sendo a região Sudeste a mais afetada. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo ficaram totalmente sem luz.

Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED)

Criada em 27 de outubro de 2005, a Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, sem conotação político-partidária, de natureza educacional, científica e cultural.

Tem por finalidade congregar pesquisadores que desenvolvam estudos e pesquisas sobre defesa nacional, segurança e internacional, guerra e paz, relações entre forças armadas e sociedade, ciência e tecnologia no âmbito da defesa nacional e questões militares em geral, assim como demais assuntos de natureza estratégica, visando promover o desenvolvimento da área, o intercâmbio de idéias, o debate de problemas pertinentes a esse campo de conhecimento e o resguardo de interesses comuns.

Desde 2007, a ABED já realizou encontros nacionais em São Carlos-SP (2007), Niterói-RJ (2008), Londrina-PR (2009), Brasília-DF (2010) e Fortaleza (2011).

http://www.abedef.org/

Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME)

A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, situada no bairro da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, é um estabelecimento de ensino tradicional do Exército Brasileiro. Sua missão é a de preparar oficiais superiores para o exercício de funções de Estado-Maior, comando, chefia, direção e de assessoramento aos mais elevados escalões da Força Terrestre. Além disso, coopera com os órgãos de direção-geral e setorial no desenvolvimento da doutrina para o preparo e o emprego da Força Terrestre. Está diretamente subordinada à Diretoria de Formação e Aperfeiçoamento (DFA), do Departamento de Ensino e Cultura do Exército (DECEx).

http://www.eceme.ensino.eb.br/eceme/

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter