Ministério da Defesa comemora aniversário de 23 anos

Tenente Marayane E Major Oliveira Lima

Nessa sexta-feira (10), foi realizada a solenidade do 23º aniversário de criação do Ministério da Defesa. O evento, que ocorreu no Clube da Aeronáutica, em Brasília (DF), foi presidido pelo Ministro Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e contou com a presença de Ministros de Estado; dos Comandantes da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; do Exército Brasileiro, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes; e da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; de Ministros do Superior Tribunal Militar (STM); de Oficiais-Generais das Forças Armadas; dentre outras autoridades civis e militares.

Em seu discurso, o Ministro Paulo Sérgio Nogueira ressaltou algumas realizações importantes da Defesa e das Forças Armadas. “O Ministério, por intermédio da Secretaria-Geral, cumpre diversificadas atribuições, concorrendo para o desenvolvimento do Brasil e para o bem-estar dos brasileiros. Comprovam essa assertiva ações como o monitoramento do meio ambiente na Amazônia; o Programa Calha Norte; o suporte à base industrial de defesa; os programas sociais; as diretrizes setoriais de pessoal; saúde e assistência social; entre outras", destacou.

Condecoração

Criada pelo Decreto nº 4.263, de 10 de junho de 2002, a Ordem do Mérito da Defesa (OMD) é concedida àqueles que prestam relevantes serviços ao Ministério da Defesa, às Forças Armadas do Brasil, em sua totalidade, ou a uma Força Singular, com reflexos positivos nas outras Forças. Também são homenageados os militares que se destacam no exercício da profissão, assim como bandeiras e estandartes de organizações militares e instituições civis.

Durante a cerimônia, foram agraciadas com a homenagem 265 personalidades e três Organizações Militares. Na Força Aérea, a Organização que recebeu a homenagem foi a Base Aérea de Canoas (BACO).

Promovido ao grau de Grã-Cruz da Ordem do Mérito da Defesa, o Chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, falou sobre a homenagem. “Eu me sinto muito orgulhoso por estar sendo condecorado. É o Grau máximo da Ordem do Mérito da Defesa e fruto do trabalho que fazemos em prol do nosso país, não só por meio da Defesa, mas também das nossas Forças Singulares”, pontuou.

Com 22 anos de serviço prestados às Forças Armadas, a Suboficial Especialista em Administração Adriana Lima Santos de Almeida também celebrou o recebimento da condecoração. “Eu me sinto muito honrada em receber essa homenagem e muito feliz pelo reconhecimento de 22 anos de serviços prestados à Força Aérea Brasileira. Essa comenda serve de motivação para, cada vez mais, aprimorarmos o nosso trabalho e fazermos jus a esse reconhecimento”, frisou.

Ministério da Defesa

Criado em 10 de julho de 1999, por meio da Lei Complementar número 97, o Ministério da Defesa é responsável por garantir o preparo das Forças Armadas, para que estejam em permanente estado de prontidão para serem empregadas na defesa da pátria, na garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem.

 

Texto: Tenente Marayane / CECOMSAER – Fotos:  Suboficial Manfrim e Sargento Müller / CECOMSAER – Vídeo: Suboficial Barros / CECOMSAER

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter