Ministério da Defesa sedia reunião de integração com países de língua portuguesa

Viviane Oliveira

Na quarta-feira (20), ocorreu a 23ª Reunião de Chefes de Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O fórum é importante ferramenta para promover a integração entre Forças Armadas e estreitar a relação de cooperação existente com os países de língua portuguesa, no campo da Defesa.

A reunião, realizada por videoconferência, foi presidida pelo Tenente-General Falur, Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas do Timor-Leste. O Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA, Brasil), General de Exército Laerte de Souza Santos, foi representado pelo Chefe de Assuntos Estratégicos (CAE), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara. Estiveram presentes, também, representantes dos seguintes Estados-Membros da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste.

Durante o encontro, foram discutidos assuntos de interesse comum, de cooperação entre as Forças Armadas da CPLP, bem como sobre o aprimoramento da integração no âmbito dessa Comunidade, tais como questões relativas aos Exercícios Militares Conjuntos e Combinados da Série “Felino” e também para cooperação em operações de paz e de assistência humanitária.

Os temas estão em conformidade com a Estratégia Nacional de Defesa na missão de manter a estabilidade regional, intensificar as parcerias estratégicas e o intercâmbio militar.

Fotos: Igor Soares

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter