V Workshop amplia conhecimentos em Geoinformação de Defesa

Rízia Rocha

Nessa terça-feira (30), ocorreu a abertura do V Workshop de Geoinformação de Defesa, realizado no Ministério da Defesa (MD). O evento, anual, é uma iniciativa do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), sob coordenação da Chefia de Logística e Mobilização (CHELOG).

A quinta edição do seminário vai até o dia 02 de dezembro e visa contribuir para o desenvolvimento do projeto estratégico do Sistema de Geoinformação de Defesa (SisGEODEF), com a finalidade de subsidiar a pasta com Infraestrutura de Dados Espaciais de Defesa (IDE-Defesa).

O Vice-Chefe de Logística e Mobilização (VCHELOG), General de Divisão Raul Rodrigues de Oliveira, destacou a contribuição da Geoinformação e da Geotecnologia na IDE.

"No mundo moderno, a obtenção oportuna e rápida da geoinformação torna-se, cada vez mais, uma necessidade premente da consciência situacional. Desta forma, a ciência e a tecnologia foram impelidas a desenvolver novas ferramentas com as demandas de entendimento e de contextualização da dinâmica geoespacial de controle de áreas geográficas de interesse, amparando os mais variados campos do conhecimento”, pontuou o Vice-Chefe.

No decorrer do Workshop, também, foram apresentadas as metas de desenvolvimento alcançadas em 2021 e planejadas para 2022; a Política de Acesso e o Perfil de Usuários do Geoportal do SisGEODEF; e o status de elaboração da Minuta da Doutrina de Geoinformação de Defesa.

 

Geoinformação de Defesa

De acordo com o artigo 5º da Portaria GM-MD nº 2445, de 1° de junho de 2021, a Geoinformação de Defesa (GEODEF) é a área de conhecimento associada a uma referência geográfica, resultante de processamento de dados espaciais, que se destina a apoiar o processo decisório em prol dos interesses da Defesa.

Participaram do evento, pela Defesa, o Subchefe de Mobilização, General de Brigada Roberth Alexandre Eickhoff; o Subchefe de Integração Logística, Contra-Almirante Bruno de Moraes Bittencourt Neto; o Subchefe de Coordenação Logística, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes; e o Diretor-Geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), Rafael Pinto Costa. Já pela FAB, o Chefe do Estado-Maior Conjunto do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Major-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi; o Chefe do Centro de Operações Espaciais (COPE), Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti; entre outras autoridades.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter