Prioridade orçamentária da Defesa em 2022 é tema de debates

Nesta terça-feira (30), comitiva do Ministério da Defesa (MD) reuniu-se com o Deputado Federal Hugo Leal, do Partido Social Democrático, do Rio de Janeiro, relator-geral do orçamento de 2022, para discutirem sobre o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) da pasta.

Na ocasião, estavam presentes, pelo Ministério da Defesa, o Secretário-Geral, Sérgio José Pereira; o Chefe da Assessoria Parlamentar, Brigadeiro do Ar Arnaldo Silva Lima Filho; e o Secretário de Orçamento e Organização Institucional, Antonio Paulo Vogel de Medeiros.

Pela Câmara dos Deputados, participaram da reunião o Assessor de Orçamento, Lucas Cerqueira Ferrugem Nascimento Alves; e o Consultor de Orçamento e Fiscalização Financeira Hélio Henrique Diógenes Rêgo. 

O Projeto de Lei Orçamentária Anual é um planejamento que indica quanto e onde gastar o dinheiro público federal no período de um ano, com base no valor total arrecadado pelos impostos.

Orçamento da União
Lei orçamentária anual (LOA)

O Orçamento da União é um planejamento que indica quanto e onde gastar o dinheiro público federal no período de um ano, com base no valor total arrecadado pelos impostos. O Poder Executivo é o autor da proposta, e o Poder Legislativo precisa transformá-la em lei.

Os 26 estados, o Distrito Federal e os municípios também fazem os seus próprios orçamentos, prevendo a arrecadação e os gastos que serão realizados com os impostos arrecadados por eles.

Existem vários tipos de leis orçamentárias. A primeira delas é o Plano Plurianual (PPA), que faz um planejamento para o período de quatro anos. O projeto é encaminhado pelo Executivo ao Congresso até 31 de agosto do primeiro ano de cada governo, mas só começa a valer no ano seguinte. Dessa forma, sua vigência vai até o final do primeiro ano do próximo governo. O motivo dessa estratégia é promover a continuidade administrativa.

Com base no PPA aprovado, o governo federal envia anualmente ao Congresso o projeto de uma outra lei: a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Esse projeto, que também precisa ser aprovado pelos parlamentares, define as prioridades que irão nortear a Lei Orçamentária da União (LOA), conhecida como Orçamento da União. A LDO é apresentada e votada no início do ano, e a LOA, no segundo semestre. Isso ocorre porque o planejamento deve ser feito com antecedência.

Todos os projetos das leis orçamentárias – PPA, LDO e LOA – têm autoria do presidente da República. No Congresso Nacional, eles são alterados e votados, primeiramente, na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), que é composta por deputados e senadores. Em seguida, os projetos seguem para serem votados em sessão plenária conjunta do Congresso.

Depois de aprovado, o projeto do Orçamento volta ao Executivo para a sanção pelo presidente da República, transformando-se em lei. A partir desse momento, inicia-se a fase de execução, que é a liberação das verbas.

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