Conselho Superior de Governança delibera sobre calendário ordinário 2022

Nesta segunda-feira (29), ocorreu a 8ª Reunião Ordinária do Conselho Superior de Governança (CONSUG), na sede do Ministério da Defesa. Na ocasião, foi aprovado o calendário de reuniões ordinárias para o ano de 2022. Além disso, foram estabelecidas orientações para elaboração e atualização do Portfólio de Projetos Estratégicos de Defesa (PPED). Tais instruções devem permitir que os membros do CONSUG priorizem e promovam o alinhamento estratégico e a interação dos programas e projetos estratégicos de interesse do setor de Defesa.

ntegrante da estrutura regimental da pasta da Defesa, o CONSUG é um órgão colegiado e permanente. Contribui para a direção superior das Forças Armadas e decide a respeito das principais iniciativas no âmbito da Defesa.

Monitoramento da estratégia

O Comitê de Monitoramento da Estratégia (CME), instância de apoio à governança do setor de Defesa instituída pelo CONSUG, realizou sua primeira reunião na terça-feira (23). O CME auxilia no acompanhamento da implementação do Planejamento Estratégico Setorial de Defesa (PESD).

Formado por membros das Forças Singulares, do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e da Secretaria-Geral da pasta, estão entre suas principais atividades: coordenar os trabalhos de construção, interpretação e análise dos indicadores estratégicos; auxiliar no processo de estabelecimento de indicadores e de metas a serem utilizados no acompanhamento do PESD; consolidar dados sobre a efetividade dos resultados dos programas e projetos integrantes do Portfólio de Projetos Estratégicos de Defesa (PPED); e fornecer subsídios para a Reunião de Avaliação da Estratégia que será realizada pelo CONSUG em 2022.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter