Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas comemora 11 anos de atuação

Rízia Rocha

A recém-criada Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília, foi palco da comemoração do 11º aniversário do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), que ocorreu nessa terça-feira (23). Durante a cerimônia, o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, e 65 personalidades, civis e militares, foram agraciadas com a Medalha Mérito EMCFA.

O titular da pasta da Defesa ressaltou  os serviços prestados para a evolução da doutrina conjunta e para o fortalecimento da capacidade operacional das Forças Armadas. “O EMCFA é o braço operacional do Ministério. O trabalho de cada integrante reflete na interoperabilidade das nossas Forças Armadas e reforça sua imagem e reputação, como instituições possuidoras de alta credibilidade junto à sociedade brasileira”.

O Chefe do EMCFA, General de Exército Laerte de Souza Santos, também, destacou a importância da celebração, bem como o papel fundamental do Estado-Maior Conjunto na execução da Estratégia Nacional de Defesa. “Externo a minha gratidão e o meu reconhecimento a todos os servidores civis e militares, homens e mulheres do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, de ontem e de hoje, extremamente qualificados, dedicados, determinados, competentes e comprometidos com a missão”.

Prestigiaram o evento o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; o Comandante Interino da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sérgio José Pereira; o Comandante da Escola Superior de Guerra, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; o Chefe de Logística e Mobilização do EMCFA, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues; o Chefe de Assuntos Estratégicos do EMCFA, General de Exército Eduardo Antonio Fernandes; e o Chefe de Operações Conjuntas do EMCFA, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar.

EMCFA

Criado em 25 de agosto de 2010, para promover e coordenar a interoperabilidade entre as Forças Singulares e assessorar o Ministro da Defesa, além de coordenar a atuação conjunta dos Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. A sua missão envolve a defesa do País, atuando, também, em operações de paz, humanitárias e de resgate.


 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter