Mobilização militar é tema de seminário

Carolina Militão

O Seminário de Mobilização Militar 2021 ocorreu entre os dias 9 e 12 de novembro e reuniu mais de 60 civis e militares, na Escola Superior de Defesa (ESD). Temas relacionados à Defesa, bem como atividades práticas, foram tratados durante a capacitação. O evento foi promovido pela Chefia de Logística e Mobilização (CHELOG) do Ministério da Defesa.

Na ocasião, o Subchefe de Mobilização da CHELOG, General de Brigada Roberth Alexandre Eickhoff, ressaltou a importância da promoção desse momento. “Nós reunimos pessoas e representantes de organizações comprometidos com as atividades de mobilização, de logística e da Base Industrial de Defesa (BID). Nesses quatro dias, encontramos soluções referentes aos temas discutidos nesse Seminário, bem como contribuições para o desenvolvimento e a valorização das Forças Armadas pertinente ao emprego e à Defesa do País”, pontuou.

Entre os principais temas abordados durante o Seminário, constam: "O Serviço Militar e a Mobilização de Pessoal* – Interação com a Mobilização Militar"; "A BID – fator preponderante para a Mobilização"; e "Sistema Apolo – possibilidades como ferramenta estratégica de integração e apoio da Mobilização e da Logística". Na oportunidade, foi apresentada, também, a 1ª edição do Manual para o Planejamento da Mobilização Militar, para orientação dos trabalhos em grupo.

O General Eickhoff enfatizou que os trabalhos em grupo proporcionaram resultados satisfatórios. “Eles apontaram as direções a serem seguidas pela Pasta, para as doutrinas e as metodologias serem aperfeiçoadas, além de alcançarem os objetivos esperados. Não poderia deixar de mencionar, também, a contribuição prestada pelos palestrantes e pelos participantes, que produziram subsídios que serão aproveitados para a atualização e o desenvolvimento dos assuntos inerentes à Mobilização”, acrescentou.

Por fim, o Subchefe de Mobilização da CHELOG destacou que os objetivos do evento foram alcançados plenamente. Porém, ele reforçou que “algumas medidas precisam ser efetivadas, para facilitar a execução da Mobilização Militar em tempos de crise".

Integração

A Mobilização Militar é o conjunto de atividades planejadas, orientadas e empreendidas pelo Estado, com o propósito de atender às necessidades das Forças Armadas frente à hipótese de emprego das mesmas. O Sistema de Mobilização Militar busca a coordenação e a integração das Forças, tanto para a fase de preparo quanto para a fase de execução, como também da desmobilização.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter