14 de Outubro, 2021 - 09:30 ( Brasília )

Defesa

Escola Superior de Defesa inicia fase presencial do Curso de Coordenação e Planejamento Interagências

Na segunda-feira (11), teve início, no auditório da Escola Superior de Defesa (ESD), a fase presencial do Curso de Coordenação e Planejamento Interagências 2021 (CCOPI). Trata-se de capacitação para desenvolver competências dos integrantes dos órgãos e ag

Na segunda-feira (11), teve início, no auditório da Escola Superior de Defesa (ESD), a fase presencial do Curso de Coordenação e Planejamento Interagências 2021 (CCOPI). Trata-se de capacitação para desenvolver competências dos integrantes dos órgãos e agências participantes do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF).

A turma é composta por 28 alunos, sendo 14 civis, representantes de órgãos federais; e 14 militares das três Forças Armadas e das Forças Auxiliares. Por meio de aulas expositivas, trabalhos de grupo e simulações, com ênfase nas teorias de relações e doutrina de planejamento interagências, os alunos estarão aptos a comporem equipes de planejamento e atuarem em operações interagências.

A abordagem metodológica, desenvolvida pela ESD para o curso, baseada na investigação, reflexão, discussão, instrumentalidade e construção coletiva do conhecimento, é um eficiente sistema de estudos, pesquisas e aprendizagem, despertando o comprometimento individual e o trabalho em grupo.