Atuação das Forças Armadas é em prol da sociedade, reforça Ministro da Defesa

Margareth Lourenço

Com a agenda repleta de compromissos no Rio Grande do Sul, o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, foi recebido, na quarta-feira (22), no Comando Militar do Sul, pelo Comandante da 6ª Divisão do Exército, General de Divisão Rollemberg Ferreira da Cunha, representando o Comandante Militar do Sul, General de Exército Valério Stumpf Trindade.

No mesmo dia, o Ministro e a comitiva prestigiaram ações prioritárias para a Pasta da Defesa e as Forças Armadas na capital gaúcha. Entre os compromissos, o titular da Pasta e sua comitiva acompanharam o trabalho da Engenharia do Exército nas obras de duplicação da BR-116, entre os municípios de Guaíba e Tapes.

Foram vistoriados os trabalhos de terraplanagem nas proximidades de Barra do Ribeiro, local a 45 km da capital dos gaúchos. Com o envolvimento de cerca de 300 militares do 1º Batalhão Ferroviário, sediado em Lages (SC), que trabalham dia e noite, a expectativa é a entrega de 10 km até o fim deste ano, somando-se a outros 25 km já concluídos, do total de 50,8 km que cabem aos militares construírem.

O Ministro Braga Netto comentou ter ficado impressionado com o trabalho de terraplanagem que está sendo feito pelos militares. “Isso nos ajuda a manter a tropa de engenharia adestrada, capacitada e a realizar um trabalho em prol da sociedade civil nesta obra, que faz parte de projeto do Ministério da Infraestrutura”, destacou o Ministro.

Da estrada, seguiram para a sede da empresa AEL Sistemas. Essa empresa integra a Base Industrial de Defesa (BID) no Estado, juntamente com outras 12 companhias gaúchas. No mercado desde 1982, a AEL atua em soluções de alta tecnologia com foco nos segmentos de sistemas para aviões, drones, guerra eletrônica e comunicações táticas, entre outros. No portfólio da empresa está, por exemplo, o desenvolvimento de display panorâmico do avião de caça F-39 Gripen.

Ao fim da visita, o Ministro disse estar impactado com o que viu e que o seu papel é contribuir “para facilitar a atuação da indústria de defesa com a retirada de entraves”. Ainda, falou da importância do emprego dual dos produtos de Defesa “que possam ser empregados tanto pelas Forças Armadas quanto para fins civis”.

Leia também artigo relacionado:

AEL Sistemas apresenta suas capacidades e Produtos Estratégicos ao Ministro da Defesa [Link]

Antes dos compromissos na estrada e na empresa de produtos de Defesa, o grupo esteve no Museu Militar do Comando Militar do Sul, localizado no preservado Centro Histórico de Porto Alegre, na mesma região onde ficam os quartéis. O Museu, que foi reinaugurado em julho deste ano, conta com 6 mil itens que levam a um passeio pela história do Exército Brasileiro. De lá, participaram de solenidade no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, onde o Ministro Braga Netto teve o primeiro contato com a tropa do Comando Militar do Sul, como Ministro da Defesa.

Na quinta-feira (23), o Ministro e a comitiva seguiram para acompanhar execução de tiro de diversas viaturas, armas e equipamentos e de sistemas de simulação no Campo de Instrução de Santa Maria, organização militar localizada em município com o mesmo nome, a quase 300 quilômetros da capital gaúcha.

Fotos: divulgação/Comando Militar do Sul

Artigo relacionado:

AEL Sistemas apresenta suas capacidades e Produtos Estratégicos ao Ministro da Defesa[Link]

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter